Perigo da resina fundida: especialista financeiro alerta sobre riscos e dá dicas de segurança
De acordo com um relatório de www.infranken.de, um químico e especialista em proteção ambiental e de saúde do Centro do Consumidor da Renânia do Norte-Vestfália alertou contra um determinado material artesanal, a resina fundida. Esse material é utilizado na fabricação de joias, objetos de decoração, tigelas e brinquedos infantis, mas foi classificado como suspeito de ser cancerígeno. De acordo com a declaração na Internet, a resina fundida, também conhecida como resina ou resina epóxi, contém, entre outras coisas, bisfenol A (BPA), fosfato de tributila e compostos orgânicos voláteis (COV). Estes ingredientes apresentam riscos, pois o BPA pode perturbar o sistema hormonal humano e tem possíveis ligações à obesidade, diabetes tipo 2, infertilidade, impotência, redução do peso ao nascer e alterações neurológicas na criança. A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos...

Perigo da resina fundida: especialista financeiro alerta sobre riscos e dá dicas de segurança
De acordo com um relatório de www.infranken.de, um químico e especialista em proteção ambiental e de saúde do Centro do Consumidor da Renânia do Norte-Vestfália alertou contra um determinado material artesanal, a resina fundida. Esse material é utilizado na fabricação de joias, objetos de decoração, tigelas e brinquedos infantis, mas foi classificado como suspeito de ser cancerígeno.
De acordo com a declaração na Internet, a resina fundida, também conhecida como resina ou resina epóxi, contém, entre outras coisas, bisfenol A (BPA), fosfato de tributila e compostos orgânicos voláteis (COV). Estes ingredientes apresentam riscos, pois o BPA pode perturbar o sistema hormonal humano e tem possíveis ligações à obesidade, diabetes tipo 2, infertilidade, impotência, redução do peso ao nascer e alterações neurológicas na criança. A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos reduziu drasticamente a ingestão diária tolerável de BPA, aumentando as preocupações.
Apesar disso, as resinas sintéticas feitas de BPA são frequentemente anunciadas como não tóxicas e inofensivas para a saúde, mas isto é enganoso. A UE planeia proibir o produto químico em materiais que entram em contacto com os alimentos para evitar que partículas da substância entrem nos nossos alimentos. A quantidade de BPA que pode ser liberada de resinas de fundição artesanal é atualmente desconhecida, mas revestimentos semelhantes de resina epóxi em latas de alimentos levantam preocupações sobre a liberação de BPA no meio ambiente.
Na utilização de resina fundida, a central de atendimento ao consumidor recomenda a leitura atenta das instruções, solicitação da ficha de segurança, não confecção de brinquedos infantis ou objetos que possam entrar em contato com alimentos, solicitação do endereço do fabricante e uso de luvas, proteção bucal e nasal e óculos de segurança ao trabalhar com o material. É importante reconhecer os perigos potenciais e tomar as precauções adequadas para proteger a saúde.
Leia o artigo fonte em www.infranken.de