Google deve oferecer botões de cancelamento no Google One
Os defensores do consumidor vencem: o Google precisa adicionar um botão de cancelamento no Google One. Decisão judicial traz transparência para os usuários. Leia mais.

Google deve oferecer botões de cancelamento no Google One
A empresa de Internet Google está enfrentando mudanças depois que o centro de aconselhamento ao consumidor da Baviera processou com sucesso a empresa. O Tribunal Regional de Munique I decidiu que o Google deverá oferecer um botão de cancelamento em sua plataforma Google One no futuro. O Google One é um serviço pago para armazenamento adicional em nuvem que permite aos usuários pagar mensalmente por capacidade expandida. Embora o Google tenha agora adicionado um botão de cancelamento de fácil acesso, o processo do Centro do Consumidor da Baviera buscava fazer com que o Google emitisse uma declaração de cessação e desistência e se comprometesse a fornecer permanentemente o botão na plataforma.
Tatjana Halm, advogada do Centro do Consumidor da Baviera, saudou a decisão como um sucesso para o cumprimento da lei aplicável, inclusive por grandes empresas como o Google. A decisão do tribunal visa simplificar as opções de cancelamento para os consumidores, fornecendo um botão de cancelamento fácil de usar diretamente na plataforma. Esta medida vem na sequência da regulamentação existente que, desde julho de 2022, exige a integração de um botão de cancelamento para vários contratos que podem ser celebrados online, como contratos de telefonia móvel, assinaturas de serviços de streaming e revistas. Apesar desta regulamentação, um estudo da Associação Federal de Organizações de Consumidores mostrou que um em cada cinco prestadores por ela afetados ainda não implementou um botão correspondente. A decisão judicial contra a Google contribui, portanto, para reforçar a proteção e os direitos dos consumidores no espaço digital e garantir um processamento mais transparente dos contratos.