Greenwashing e enganosa: Processo contra DWS – O que isto significa para produtos financeiros sustentáveis
De acordo com um relatório de www.lto.de, o gestor de ativos DWS está sendo processado pelo centro de aconselhamento ao consumidor de Baden-Württemberg por publicidade enganosa com produtos financeiros “sustentáveis”. A audiência perante o tribunal regional de Frankfurt am Main é iminente e a questão é se a DWS realmente implementou os critérios para os seus investimentos ESG. Trata-se também da transparência e da verificabilidade das alegações publicitárias. O processo contra a DWS faz parte de um número crescente de disputas legais relacionadas ao greenwashing. Outras grandes empresas, como a Tesla e a KLM, também estão a ser responsabilizadas em tribunal pelas suas reivindicações publicitárias. Este desenvolvimento mostra que o legislador...

Greenwashing e enganosa: Processo contra DWS – O que isto significa para produtos financeiros sustentáveis
De acordo com um relatório de www.lto.de, o gestor de ativos DWS está sendo processado pelo centro de aconselhamento ao consumidor de Baden-Württemberg por publicidade enganosa com produtos financeiros “sustentáveis”. A audiência perante o tribunal regional de Frankfurt am Main é iminente e a questão é se a DWS realmente implementou os critérios para os seus investimentos ESG. Trata-se também da transparência e da verificabilidade das alegações publicitárias.
O processo contra a DWS faz parte de um número crescente de disputas legais relacionadas ao greenwashing. Outras grandes empresas, como a Tesla e a KLM, também estão a ser responsabilizadas em tribunal pelas suas reivindicações publicitárias. Esta evolução mostra que os legisladores estão cada vez mais rigorosos nos requisitos aplicáveis às declarações de sustentabilidade das empresas, a fim de criar transparência e proteger os consumidores de serem induzidos em erro.
A ação judicial e o aumento da regulamentação na área de greenwashing podem ter impacto no mercado financeiro. Cada vez mais se pede às empresas que revejam as suas alegações de sustentabilidade e garantam que se baseiam em métodos científicos. A longo prazo, isto poderá levar a uma utilização mais responsável de produtos financeiros sustentáveis.
No geral, o processo contra o DWS e a jurisprudência associada deixam claro que o greenwashing está a tornar-se cada vez mais o foco da prática jurídica e que as empresas são incentivadas a verificar as suas declarações publicitárias e a torná-las transparentes, a fim de evitar enganar as pessoas.
Leia o artigo fonte em www.lto.de