Alto número de reclamações: Postbank e banco DSL com problemas de TI – especialista financeiro alerta clientes
De acordo com um relatório do Merkur.de, cada vez mais clientes do Postbank e do DSL Bank estão tendo problemas com suas contas e atendimento ao cliente. O Deutsche Bank, ao qual pertencem os dois bancos, realizou uma conversão informática no primeiro semestre de 2023 para uniformizar processos. Porém, desde então, muitas reclamações foram recebidas de clientes. Segundo a Associação Federal das Organizações de Consumidores (VZBV), cerca de 1.700 clientes reclamaram desde o início do ano, quase três vezes mais do que no ano anterior. Os problemas afetam diversas áreas, incluindo contas correntes, liquidações imobiliárias, financiamento imobiliário e contas de proteção contra penhoras. Cerca de 12 milhões de clientes do Postbank foram gradualmente ligados a 7 milhões de clientes do Deutsche Bank numa...

Alto número de reclamações: Postbank e banco DSL com problemas de TI – especialista financeiro alerta clientes
De acordo com um relatório do Merkur.de, cada vez mais clientes do Postbank e do DSL Bank estão tendo problemas com suas contas e atendimento ao cliente. O Deutsche Bank, ao qual pertencem os dois bancos, realizou uma conversão informática no primeiro semestre de 2023 para uniformizar processos. Porém, desde então, muitas reclamações foram recebidas de clientes. Segundo a Associação Federal das Organizações de Consumidores (VZBV), cerca de 1.700 clientes reclamaram desde o início do ano, quase três vezes mais do que no ano anterior.
Os problemas afetam diversas áreas, incluindo contas correntes, liquidações imobiliárias, financiamento imobiliário e contas de proteção contra penhoras. Cerca de 12 milhões de clientes do Postbank foram gradualmente reunidos com 7 milhões de clientes do Deutsche Bank numa plataforma comum.
De acordo com um relatório da Agência de Imprensa Alemã (dpa), o grupo relatou recentemente progressos na resolução dos problemas, particularmente com contas de protecção contra apreensão e financiamento de edifícios no DSL Bank. No entanto, o centro de aconselhamento ao consumidor registou mais de 1.100 reclamações sobre o Postbank e o DSL Bank só no terceiro trimestre.
As contas bloqueadas e a falta de disponibilidade de atendimento podem ter consequências graves, como enfatiza Ramona Pop, chefe do VZBV. Os clientes também relatam declarações contraditórias de funcionários de serviço.
Devido aos problemas com a conversão de TI, o regulador financeiro Bafin nomeou um representante especial do Deutsche Bank para monitorizar a rápida resolução das restrições. O CEO do Deutsche Bank, Christian Sewing, pediu desculpas pelos problemas no final de setembro e anunciou operações normais até o final de outubro.
O centro de aconselhamento ao consumidor aconselha os clientes afetados a permanecerem persistentes e a documentarem minuciosamente todos os custos adicionais incorridos. Eles podem ter direito a uma compensação. Recomenda-se também manter contacto próximo com os parceiros contratuais e informar a autoridade de supervisão do Bafin sobre os problemas.
Bafin já havia repreendido o Deutsche Bank no início de setembro sobre os acontecimentos no Postbank. Embora muitos bancos dependam cada vez mais de serviços bancários online e de estruturas digitais, a rede de agências na Alemanha está a tornar-se cada vez mais escassa.
Os atuais problemas informáticos no Postbank e no DSL-Bank podem ter um impacto negativo no mercado e nos consumidores. A confiança do cliente pode ser prejudicada porque eles não conseguem realizar suas transações bancárias de maneira adequada e o atendimento ao cliente é difícil de alcançar. Isso pode resultar na mudança dos clientes para outros bancos. Além disso, a reputação do Deutsche Bank como empresa-mãe poderá ser prejudicada.
Fonte: De acordo com um relatório de www.merkur.de
Leia o artigo fonte em www.merkur.de