Os elevados custos de vida e de energia estão a levar os consumidores a saques a descoberto – especialistas financeiros alertam para uma espiral de dívida
De acordo com um relatório de www.rbb24.de, uma pesquisa realizada pelo centro de aconselhamento ao consumidor mostrou que um em cada sete consumidores na Alemanha sacou recentemente a sua conta ou utilizou o seu cheque especial. Isto se deve principalmente ao aumento do custo de vida e de energia. Nove por cento dos inquiridos assumem que não serão capazes de suportar o aumento dos custos a longo prazo. Muitas pessoas utilizam o seu cheque especial a longo prazo, embora na verdade o seu objectivo seja apenas colmatar estrangulamentos de curto prazo. Ramona Pop, responsável pelo centro de aconselhamento ao consumidor, alerta para as consequências de tal evolução e é a favor de limites maiores ao limite máximo do descoberto. …

Os elevados custos de vida e de energia estão a levar os consumidores a saques a descoberto – especialistas financeiros alertam para uma espiral de dívida
De acordo com um relatório de www.rbb24.de, uma pesquisa realizada pelo centro de aconselhamento ao consumidor mostrou que um em cada sete consumidores na Alemanha sacou recentemente a sua conta ou utilizou o seu cheque especial. Isto se deve principalmente ao aumento do custo de vida e de energia. Nove por cento dos inquiridos assumem que não serão capazes de suportar o aumento dos custos a longo prazo. Muitas pessoas utilizam o seu cheque especial a longo prazo, embora na verdade o seu objectivo seja apenas colmatar estrangulamentos de curto prazo. Ramona Pop, responsável pelo centro de aconselhamento ao consumidor, alerta para as consequências de tal evolução e é a favor de limites maiores ao limite máximo do descoberto. A taxa média de juros do descoberto na Alemanha é de cerca de dez por cento, o que alguns especialistas classificam como imoral.
O aumento do custo de vida e da energia não impacta apenas o dia a dia dos consumidores, mas também o mercado em geral. O aumento da inflação está a fazer com que o poder de compra dos consumidores diminua, o que por sua vez poderá ter um impacto negativo nas vendas de muitas empresas. Além disso, o aumento dos custos da energia poderia tornar a produção mais cara e, assim, aumentar ainda mais os preços para os consumidores. Um possível limite às taxas de juro do descoberto reduziria os encargos financeiros para os consumidores e, assim, reforçaria também a liquidez e a vontade de consumir.
Contudo, resta saber quais as medidas que serão realmente implementadas politicamente para enfrentar os desafios económicos resultantes do aumento dos custos. Espera-se que os políticos desenvolvam estratégias adequadas para estabilizar a situação financeira dos consumidores e apoiar o desenvolvimento económico a longo prazo.
Leia o artigo fonte em www.rbb24.de