Publicidade enganosa da More Nutrition no Instagram, veredicto confirmado
Sucesso no tribunal para o centro de aconselhamento ao consumidor NRW contra “More Nutrition” – promessas enganosas de saúde descobertas no Instagram. Leia mais!

Publicidade enganosa da More Nutrition no Instagram, veredicto confirmado
O centro de aconselhamento ao consumidor da Renânia do Norte-Vestfália obteve sucesso no tribunal contra “More Nutrition”. O fornecedor de suplementos nutricionais anunciou o “Total Vegan Protein Brownie Bowl” no Instagram, mas com alegações de saúde enganosas. Um vídeo promocional afirmava que a mistura para panificação continha "95% menos açúcar", "70% menos gordura" e era "perfeita para qualquer dieta", sem qualquer informação de comparação com outras misturas para brownie. O Tribunal Regional de Hamburgo confirmou o parecer jurídico do Centro do Consumidor da Renânia do Norte-Vestfália.
As promessas publicitárias da mistura para bolos de brownie da “More Nutrition” violam a lei, como descobriu o projeto “Health Advertising Fact Check” dos centros de consumo na Renânia do Norte-Vestfália e na Renânia-Palatinado. O tribunal regional de Hamburgo decidiu a favor dos defensores dos consumidores, embora a sentença contra a Quality First GmbH, a empresa por trás de “More Nutrition”, ainda não seja juridicamente vinculativa. A informação contida na publicidade era enganosa porque não continha informações comparativas e, portanto, induzia os consumidores em erro.
De acordo com a Lei da Concorrência Desleal e o Regulamento de Informação Alimentar, as informações sobre os produtos não devem ser enganosas, o que também se aplica à publicidade. Ocorre engano quando está implícito que um alimento possui características especiais, embora alimentos comparáveis tenham as mesmas propriedades. As promessas publicitárias de “Mais Nutrição” violam estas proibições e são, portanto, inadmissíveis. A empresa foi avisada, mas não assinou a declaração de cessar e desistir.
A empresa Quality First GmbH vende uma ampla gama de suplementos nutricionais e substitutos do açúcar sob a marca “More Nutrition”. Acima de tudo, depende de um marketing intensivo de influenciadores. O veredicto contra a empresa ilustra a importância de alegações publicitárias claras e verdadeiras na área de suplementos dietéticos e alimentos dietéticos.