Processo contra Amazon: especialista financeiro revela violação dos direitos do consumidor
De acordo com uma reportagem do www.zeit.de, a Associação Federal de Organizações de Consumidores (vzbv) anunciou um processo contra a Amazon porque a empresa deseja exibir publicidade no serviço de streaming Prime Video no futuro. A Amazon apresentou a seus clientes “um fato consumado”, disse Ramona Pop, chefe da vzbv, ao Handelsblatt. A mudança foi anunciada muito rapidamente e introduzida sem o consentimento explícito dos clientes. O vzbv alertou inicialmente a subsidiária alemã da Amazon por “desconsiderar os direitos do consumidor”, disse Pop. O processo deve ocorrer nas próximas semanas. Os defensores dos consumidores consideram a colocação de publicidade uma alteração significativa ao contrato e exigem que seja obtido o consentimento dos utilizadores. Além disso, é…

Processo contra Amazon: especialista financeiro revela violação dos direitos do consumidor
De acordo com um relatório de www.zeit.de, a Associação Federal de Organizações de Consumidores (vzbv) anunciou uma ação judicial contra a Amazon porque a empresa deseja exibir publicidade no serviço de streaming Prime Video no futuro. A Amazon apresentou a seus clientes “um fato consumado”, disse Ramona Pop, chefe da vzbv, ao Handelsblatt. A mudança foi anunciada muito rapidamente e introduzida sem o consentimento explícito dos clientes. O vzbv alertou inicialmente a subsidiária alemã da Amazon por “desconsiderar os direitos do consumidor”, disse Pop. O processo deve ocorrer nas próximas semanas.
Os defensores dos consumidores consideram a colocação de publicidade uma alteração significativa ao contrato e exigem que seja obtido o consentimento dos utilizadores. Além disso, do seu ponto de vista, trata-se de um “aumento de preço oculto” porque no futuro o cliente terá de pagar quase três euros a mais pela oferta que recebeu anteriormente. A Amazon anunciou que começará a exibir “publicidade limitada” em filmes e séries a partir da próxima semana. Se não quiser ver publicidade, deverá pagar mais 2,99 euros por mês. A chefe da vzbv, Ramona Pop, exige que os usuários Prime “continuem tendo direito à opção sem anúncios pelo valor previamente acordado contratualmente”.
A Amazon negou as acusações e enfatizou que todas as obrigações legais foram cumpridas e que os clientes foram informados por e-mail de forma transparente e de acordo com as normas legais, incluindo o preço da opção sem anúncios.
A introdução da publicidade no Prime Video pode ter implicações de longo alcance para o mercado de assinantes. É possível que alguns usuários cancelem sua assinatura do Amazon Prime Video devido à publicidade e ao custo adicional de uma opção sem anúncios. Isso poderia levar a um declínio na receita de taxas de assinatura da Amazon. Por outro lado, a introdução da publicidade também poderia gerar receitas adicionais, o que poderia ter um efeito positivo nas receitas da empresa.
No geral, a introdução planeada de publicidade no Prime Video pode influenciar o modelo de negócio da Amazon no setor de streaming e levar a mudanças no comportamento dos utilizadores.
Leia o artigo fonte em www.zeit.de