Inflação alimentar: é assim que um especialista financeiro explica as causas e efeitos!
De acordo com um relatório de www.merkur.de, a maioria dos consumidores terá notado que os preços dos alimentos aumentaram significativamente nos últimos meses. Mas por que isso acontece? O centro de aconselhamento ao consumidor analisou esta questão e descobriu que os alimentos ficaram quase 17,2 por cento mais caros entre Abril de 2022 e Abril de 2023, sendo a inflação elevada uma das razões para isso. O centro de aconselhamento ao consumidor também constatou que a inflação tem estado significativamente acima da taxa de inflação geral desde Abril de 2022. Além disso, certos alimentos tornaram-se particularmente caros. Em comparação com o ano anterior, o petróleo, os lacticínios, os ovos, a farinha, os cereais e o pão ficaram mais caros. Peixe e…

Inflação alimentar: é assim que um especialista financeiro explica as causas e efeitos!
De acordo com um relatório de www.merkur.de,
A maioria dos consumidores terá notado que os preços dos alimentos aumentaram significativamente nos últimos meses. Mas por que isso acontece? O centro de aconselhamento ao consumidor analisou esta questão e descobriu que os alimentos ficaram quase 17,2 por cento mais caros entre Abril de 2022 e Abril de 2023, sendo a inflação elevada uma das razões para isso. O centro de aconselhamento ao consumidor também constatou que a inflação tem estado significativamente acima da taxa de inflação geral desde Abril de 2022. Além disso, certos alimentos tornaram-se particularmente caros.
Em comparação com o ano anterior, o petróleo, os lacticínios, os ovos, a farinha, os cereais e o pão ficaram mais caros. Peixes e molhos, bem como condimentos, estiveram entre os alimentos que mais aumentaram de preço. As razões para isto são variadas e estão relacionadas com a inflação elevada, a guerra russa na Ucrânia, os estrangulamentos de abastecimento, a escassez de mão-de-obra, os salários mínimos e os elevados custos de energia, fertilizantes e alimentação animal. O centro de aconselhamento ao consumidor faz uma previsão sombria: “É muito provável que os preços dos alimentos caiam apenas ligeiramente”.
Os factos do artigo mostram claramente que o aumento dos preços dos alimentos tem várias razões que afectam todo o mercado e os consumidores. A inflação elevada e os aumentos de custos associados nas indústrias agrícolas e alimentares contribuíram para os aumentos de preços. O impacto no mercado poderá levar a novos aumentos de preços e criar desafios financeiros para os consumidores. As possíveis soluções e previsões inexploradas sugerem que os actuais aumentos dos preços dos alimentos poderão manter-se no futuro. Isto representa um grande fardo para os consumidores.
Leia o artigo fonte em www.merkur.de