Mercedes-Benz perde modelo de ação declaratória: derrotar dispositivos ilegais.
Processo modelo bem-sucedido contra a Mercedes por causa do escândalo do diesel - Tribunal Regional Superior de Stuttgart exige responsabilidade pela manipulação dos valores dos gases de escape. Leia agora!

Mercedes-Benz perde modelo de ação declaratória: derrotar dispositivos ilegais.
A ação declaratória modelo contra o Grupo Mercedes-Benz AG, movida pela Associação Federal de Organizações de Consumidores após o escândalo do diesel, foi bem-sucedida. O Tribunal Regional Superior de Stuttgart decidiu que a Mercedes instalou dispositivos manipuladores ilegais em seus veículos. Um total de 2.848 consumidores aderiram a esta ação e não é mais possível ingressar na ação. O tribunal estabeleceu agora condições de indemnização para os modelos Mercedes GLC e GLK com motorização OM 651.
O motivo da ação declaratória modelo foi o recall de centenas de milhares de veículos diesel GLC e GLK com motor OM651 pela Mercedes-Benz por ordem da Autoridade Federal de Transporte Automóvel em 2018 e 2019. A acusação era que dispositivos manipuladores inadmissíveis foram usados para cumprir os valores dos gases de escape em testes, mas foram significativamente excedidos no tráfego rodoviário regular. O Grupo Mercedes-Benz negou inicialmente que tivesse agido ilegalmente e prejudicado os consumidores.
O Tribunal Regional Superior de Stuttgart confirmou agora que a Mercedes realmente usou dispositivos manipuladores ilegais nos veículos em questão. Verificou-se também que os modelos Euro 6 se destinavam a causar danos aos consumidores. Eles agora têm a escolha entre a reversão do contrato de compra ou o reembolso por “danos diferenciais”, que pode chegar a até 15% do preço de compra. Também foram encontradas violações dos padrões de emissões europeus nos modelos Euro 5, mas nenhuma intenção por parte da Mercedes foi assumida.
A Mercedes anunciou que irá recorrer da decisão e que o Tribunal de Justiça Federal decidirá novamente sobre o caso. À semelhança de um modelo de ação declaratória contra a Volkswagen, foi alcançado um acordo em que os participantes receberam entre 1.350 e 6.257 euros. Só se a decisão proferida no Tribunal Federal de Karlsruhe for válida é que os consumidores podem executar o seu pedido de indemnização.