Pacote enganoso do ano 2023: centro de consumo de Hamburgo procura os trapaceiros do ano
De acordo com um relatório de www.ndr.de, menos produtos pelo mesmo preço ou até mais alto: Esta forma de aumento oculto de preços é agora uma prática comum para muitos produtos, como alimentos ou suprimentos para drogarias. O centro de aconselhamento ao consumidor de Hamburgo está mais uma vez à procura do “pacote enganoso do ano” - desta vez para 2023. Existem cinco candidatos a produtos à sua escolha, que, de acordo com o centro de aconselhamento ao consumidor, se tornaram significativamente mais caros no ano passado devido à redução das quantidades de enchimento e, em alguns casos, a aumentos adicionais de preços. Os candidatos são: “Gomas de iogurte” da Katjes: a embalagem contém apenas 175 gramas em vez de 200 gramas, o que corresponde a um aumento oculto de preço de 14 por cento. Tuc “Bake Rolls Sea Salt” da Mondelez: Os chips de pão contêm apenas...

Pacote enganoso do ano 2023: centro de consumo de Hamburgo procura os trapaceiros do ano
De acordo com um relatório de www.ndr.de,
Menos bens ao mesmo preço ou até mesmo a um preço mais elevado: Esta forma de aumento oculto de preços é agora uma prática comum para muitos produtos, como alimentos ou produtos de drogaria. O centro de aconselhamento ao consumidor de Hamburgo está mais uma vez à procura do “pacote enganoso do ano” - desta vez para 2023. Existem cinco candidatos a produtos à sua escolha, que, de acordo com o centro de aconselhamento ao consumidor, se tornaram significativamente mais caros no ano passado devido à redução das quantidades de enchimento e, em alguns casos, a aumentos adicionais de preços.
Os candidatos são:
- „Yoghurt-Gums“ von Katjes: Die Packung enthält nur noch 175 Gramm statt 200 Gramm, was einer versteckten Preiserhöhung von 14 Prozent entspricht.
-
Tuc “Bake Rolls Sea Salt” da Mondelez: Os chips de pão contêm apenas 150 gramas em vez de 250 gramas, o que corresponde a um aumento oculto de preço de 127 por cento.
-
“Chocolat Amandes Edel Marzipan Whole Milk” da Aldi: A barra contém menos maçapão e é mais de 30% mais cara.
-
“Listerine Total Care” da Johnson & Johnson: O frasco contém menos conteúdo e o preço aumentou quase 34%.
-
Picolés Oreo da Froneri: O número de picolés na embalagem foi reduzido de quatro para três, e cada picolé individual foi reduzido em tamanho, representando um aumento oculto de preço de 63%.
A tendência de pacotes enganosos atingiu recorde em 2023, com 104 pacotes enganosos publicados. Este é um aumento significativo em comparação com anos anteriores. O centro de aconselhamento ao consumidor de Hamburgo apela a uma intervenção política consistente. Um novo documento sobre pontos-chave do Ministério Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Segurança Nuclear e Proteção do Consumidor (BMUV) estipula que se o conteúdo de um produto for reduzido, a embalagem de um produto também deverá encolher no futuro. No entanto, estas sugestões não são suficientes para o centro de aconselhamento ao consumidor e exigem que as embalagens estejam sempre cheias até à borda.
Os consumidores podem votar online no “Sham Pack of the Year” e a votação decorrerá até 22 de janeiro. Resta saber como os políticos se posicionarão sobre esta questão e se as novas regulamentações protegerão os consumidores de aumentos ocultos de preços.
Leia o artigo fonte em www.ndr.de