Pacotes enganosos: como a alta inflação tenta os fabricantes a esconder os preços
De acordo com um relatório de www.ndr.de, o centro de aconselhamento ao consumidor de Hamburgo recebeu mais reclamações sobre embalagens enganosas no ano passado do que nunca. A razão para este elevado número de reclamações é a elevada inflação, com os fabricantes de alimentos a tentarem esconder os aumentos de preços através de embalagens enganosas. Nos meses de Agosto, Setembro e Outubro, o centro de aconselhamento ao consumidor recebeu mais de 700 reclamações. Um desenvolvimento preocupante é que não só o conteúdo de produtos individuais está a ser reduzido, mas também grupos inteiros de marcas são afetados. Por exemplo, é o caso da marca Haribo. Até as marcas próprias das lojas de descontos são afetadas. O Centro do Consumidor de Hamburgo oferece aos consumidores...

Pacotes enganosos: como a alta inflação tenta os fabricantes a esconder os preços
De acordo com um relatório de www.ndr.de, o centro de aconselhamento ao consumidor de Hamburgo recebeu mais reclamações sobre embalagens enganosas no ano passado do que nunca. A razão para este elevado número de reclamações é a elevada inflação, com os fabricantes de alimentos a tentarem esconder os aumentos de preços através de embalagens enganosas. Nos meses de Agosto, Setembro e Outubro, o centro de aconselhamento ao consumidor recebeu mais de 700 reclamações.
Um desenvolvimento preocupante é que não só o conteúdo de produtos individuais está a ser reduzido, mas também grupos inteiros de marcas são afetados. Por exemplo, é o caso da marca Haribo. Até as marcas próprias das lojas de descontos são afetadas.
O centro de aconselhamento ao consumidor de Hamburgo oferece aos consumidores a oportunidade de escolher o “pacote enganoso do ano 2022”. As candidatas incluem a variedade de margarina Rama, cujo preço aumentou 25% apesar de conter menos conteúdo. Os chips Kellogg's, o amaciante de água Calgon e Haribo Goldbären também estão disponíveis.
Este desenvolvimento tem impacto no mercado e no consumidor. O número crescente de embalagens enganosas influencia a confiança dos consumidores nos fabricantes e pode levar a uma menor fidelidade à marca. Os consumidores poderão recorrer cada vez mais a marcas ou produtos alternativos que lidem com os aumentos de preços de forma mais transparente. Além disso, embalagens enganosas também podem trazer consequências financeiras para o consumidor. Quando o conteúdo de um produto é reduzido, o consumidor está efetivamente pagando mais por menos.
O Centro do Consumidor de Hamburgo está empenhado na protecção do consumidor e gostaria de chamar a atenção para este problema escolhendo o “Pacote Enganoso do Ano”. Ela pede que a indústria seja mais transparente com os aumentos de preços e não engane os consumidores.
Fonte: De acordo com relatório da www.ndr.de
Leia o artigo fonte em www.ndr.de