Germes multirresistentes na carne de frango: Especialistas pedem reformas na pecuária
De acordo com um relatório de www.rnd.de, a Associação Federal de Organizações de Consumidores (VZBV) vê as reformas na pecuária como necessárias depois que germes multirresistentes foram encontrados na carne de frango da loja de descontos Lidl. A organização de proteção animal Albert Schweitzer Foundation encontrou germes multirresistentes na carne de frango do grupo de supermercados Lidl em amostras. Os germes foram detectados em 71% das amostras. Além disso, patógenos perigosos, como salmonelas e enterococos, foram encontrados em muitos pedaços de carne. A organização de proteção animal atribui a elevada carga germinativa às condições em que as galinhas são criadas, já que em caso de doença, todos os animais do estábulo geralmente recebem antibióticos, o que leva à proliferação de bactérias resistentes. Os centros de aconselhamento ao consumidor apelam, portanto, a…

Germes multirresistentes na carne de frango: Especialistas pedem reformas na pecuária
De acordo com um relatório de www.rnd.de, a Associação Federal de Organizações de Consumidores (VZBV) vê as reformas na pecuária como necessárias depois que germes multirresistentes foram encontrados na carne de frango da loja de descontos Lidl. A organização de proteção animal Albert Schweitzer Foundation encontrou germes multirresistentes na carne de frango do grupo de supermercados Lidl em amostras. Os germes foram detectados em 71% das amostras. Além disso, patógenos perigosos, como salmonelas e enterococos, foram encontrados em muitos pedaços de carne. A organização de proteção animal atribui a elevada carga germinativa às condições em que as galinhas são criadas, já que em caso de doença, todos os animais do estábulo geralmente recebem antibióticos, o que leva à proliferação de bactérias resistentes.
Os centros de aconselhamento ao consumidor apelam, portanto, à introdução de uma monitorização estatal obrigatória da saúde e do bem-estar dos animais nos matadouros e estábulos de animais. Argumentam que as autoridades precisam de estar mais bem equipadas para realmente realizarem os controlos necessários e retirarem rapidamente do mercado os produtos perigosos para a saúde.
Estas conclusões podem ter implicações para o mercado, especialmente para o Lidl enquanto grupo de supermercados, que anunciou melhorias nas condições de habitação após o anúncio das conclusões da Fundação Albert Schweitzer. Além disso, as atitudes dos consumidores em relação ao frango e outros produtos de origem animal poderão mudar, o que poderá levar a um declínio nas vendas.
Resta saber se outros supermercados terão problemas semelhantes e como os responsáveis responderão a estes desafios. A procura de condições de produção transparentes e higiénicas poderá aumentar e os requisitos regulamentares para a criação de animais poderão tornar-se mais rigorosos. Tudo isto poderá ter um impacto significativo em toda a indústria alimentar.
Leia o artigo fonte em www.rnd.de