Processo modelo contra Stromio: esperança de indenização em caso de crise energética
Descubra como o centro de aconselhamento ao consumidor está agindo contra o Stromio e como os clientes afetados podem ingressar em um processo modelo. Inscrição no cartório de ações é possível até 27 de maio de 2024. Indenização por danos em caso de êxito.

Processo modelo contra Stromio: esperança de indenização em caso de crise energética
No inverno de 2021/2022, alguns clientes de eletricidade ficaram subitamente sem fornecedor de eletricidade quando os preços da eletricidade subiram enormemente. Entre os prestadores que tiveram dificuldade em cumprir as condições acordadas estava o prestador Stromio, que posteriormente rescindiu contratos. O centro de aconselhamento ao consumidor de Hesse considera este procedimento ilegal e interpôs uma ação declaratória modelo contra Stromio. Ex-clientes do provedor têm a oportunidade de ingressar nesta ação para esperar uma indenização caso o caso seja bem-sucedido.
Para usufruir dessa opção, os lesados deverão cadastrar-se gratuitamente no cartório de ações da Secretaria de Justiça Federal. De acordo com o centro de aconselhamento ao consumidor de Hesse, eles têm até 27 de maio de 2024 para fazer isso antes do início da audiência oral. Os defensores do consumidor aconselham os registados a documentar com precisão os danos causados, a fim de calcular a diferença entre os preços que pagam pela substituição ou fornecimento básico ou com outro fornecedor de electricidade e os preços Stromio acordados para o período contratual.
A chefe do grupo de especialistas em aplicação da lei do Centro do Consumidor de Hesse, Kerstin Wolf, explica como os danos causados podem ser calculados aproximadamente. Recomenda-se que o valor do dano seja registrado com precisão para que seja adequadamente indenizado em caso de sucesso.