Fórum Nacional de Dinheiro: Bundesbank quer manter o dinheiro como principal meio de pagamento
De acordo com um relatório de www.heise.de, o “Fórum Nacional de Dinheiro” foi fundado em Berlim, iniciado pelo Bundesbank alemão, associações da indústria bancária, varejo, operadores de caixas eletrônicos e a Associação Federal de Centros de Aconselhamento ao Consumidor. Para fundar o fórum, a Associação Federal de Organizações de Consumidores apresentou uma pesquisa representativa com 1.000 participantes. De acordo com a pesquisa, as pessoas reclamam da piora no acesso ao dinheiro e da diminuição da capacidade de pagar em dinheiro. Os resultados também mostram que um quarto dos entrevistados vê menos opções de pagamento em dinheiro. Os custos dos levantamentos de dinheiro foram percebidos como tendo aumentado em 23 por cento dos inquiridos e diminuído em 8 por cento. …

Fórum Nacional de Dinheiro: Bundesbank quer manter o dinheiro como principal meio de pagamento
De acordo com um relatório de www.heise.de,
O “National Cash Forum” foi fundado em Berlim, por iniciativa do Deutsche Bundesbank, associações da indústria bancária, retalho, operadores de ATM e a Associação Federal de Centros de Aconselhamento ao Consumidor. Para fundar o fórum, a Associação Federal de Organizações de Consumidores apresentou uma pesquisa representativa com 1.000 participantes. De acordo com a pesquisa, as pessoas reclamam da piora no acesso ao dinheiro e da diminuição da capacidade de pagar em dinheiro. Os resultados também mostram que um quarto dos entrevistados vê menos opções de pagamento em dinheiro. Os custos dos levantamentos de dinheiro foram percebidos como tendo aumentado em 23 por cento dos inquiridos e diminuído em 8 por cento.
O Bundesbank vê necessidade de ação e pretende preservar o numerário como meio de pagamento eficiente e amplamente utilizado num cenário de pagamentos em mudança. De acordo com o estudo representativo do próprio banco, 93% dos entrevistados desejam poder escolher entre opções de pagamento em dinheiro e digital. O Fórum Monetário deve, portanto, reunir-se pelo menos uma vez por ano numa assembleia geral para garantir este objectivo.
Tendo em conta estes resultados, o mercado de opções de pagamento na Alemanha poderá potencialmente mudar. Uma procura crescente de recebimento de numerário como opção de pagamento influenciaria o comportamento dos bancos, retalhistas e outros intervenientes. O foco nos pagamentos digitais pode precisar ser reconsiderado para atender às necessidades dos consumidores. Isto mostra claramente que a discussão sobre o futuro do numerário na Alemanha é mais atual do que nunca.
Leia o artigo fonte em www.heise.de