Novas diretrizes de proteção de dados no Facebook, Amazon e TikTok – problemas de implementação
De acordo com um relatório de www.hna.de, plataformas online como Facebook e TikTok até agora tinham controles inadequados para proteger os usuários. No entanto, a partir de 25 de agosto, novas políticas de privacidade deverão entrar em vigor para resolver esta questão. No entanto, a Associação Federal das Organizações de Consumidores (vzbv) concluiu que ainda existem grandes lacunas. Ao abrigo da nova Lei dos Serviços Digitais (DSA) da UE, as principais plataformas online e motores de pesquisa devem tomar medidas para proteger os utilizadores de práticas fraudulentas e injustas. Estes novos requisitos visam proteger melhor os consumidores e os seus direitos fundamentais, fazendo com que vejam menos conteúdos ilegais e permitindo que os utilizadores comerciais tomem medidas mais eficazes contra os fornecedores. …

Novas diretrizes de proteção de dados no Facebook, Amazon e TikTok – problemas de implementação
De acordo com um relatório de www.hna.de, plataformas online como Facebook e TikTok até agora tinham controles inadequados para proteger os usuários. No entanto, a partir de 25 de agosto, novas políticas de privacidade deverão entrar em vigor para resolver esta questão. No entanto, a Associação Federal das Organizações de Consumidores (vzbv) concluiu que ainda existem grandes lacunas.
Ao abrigo da nova Lei dos Serviços Digitais (DSA) da UE, as principais plataformas online e motores de pesquisa devem tomar medidas para proteger os utilizadores de práticas fraudulentas e injustas. Estes novos requisitos visam proteger melhor os consumidores e os seus direitos fundamentais, fazendo com que vejam menos conteúdos ilegais e permitindo que os utilizadores comerciais tomem medidas mais eficazes contra os fornecedores.
No entanto, o vzbv descobriu que grandes fornecedores como Amazon, Apple App Store, Facebook e TikTok oferecem um ponto de contato para os usuários, mas nem sempre são facilmente acessíveis. São necessários até cinco cliques para encontrar informações de contato. Além disso, estas plataformas são obrigadas a explicar aos utilizadores a razão pela qual determinadas ofertas lhes são apresentadas. Também deverá ser possível desativar recomendações personalizadas com um clique. Atualmente apenas o portal de viagens booking.com atende a esses requisitos.
O impacto destas questões poderá deixar os utilizadores desprotegidos nas plataformas em linha e continuar expostos a práticas desleais. Existe o risco de os utilizadores serem expostos a conteúdos perigosos ou fraudulentos. Isto poderá afetar a confiança dos consumidores nestas plataformas e levá-los a procurar plataformas alternativas que ofereçam melhor segurança.
Resta saber como reagirão os principais fornecedores e se farão as alterações necessárias para cumprir os novos requisitos. O não cumprimento destes requisitos poderá ter consequências jurídicas para as empresas. A vzbv anunciou que emitirá alertas às empresas em caso de infrações.
Fonte: De acordo com um relatório de www.hna.de: https://www.hna.de/verbraucher/verbraucherzentrale-kritik-unfaire-praxis-facebook-amazon-tiktok-datenschutz-vzbv-92510521.html
Leia o artigo fonte em www.hna.de