Os clientes do Postbank em Berlim e Brandemburgo reclamam de problemas de TI - um especialista financeiro expressa preocupação.
De acordo com um relatório de www.rbb24.de, vários clientes do Postbank em Berlim e Brandemburgo queixam-se de problemas de TI. As reclamações sobre transferências incorretas, débitos incorretos e contas bloqueadas vêm aumentando desde o início do ano. Apesar da declaração do Postbank em contrário, a raiva não desaparece após a mudança para um novo sistema de TI. Os centros de aconselhamento ao consumidor em Berlim e Brandemburgo continuam a receber muitas reclamações de titulares de contas frustrados. O rbb também recebeu mais pedidos de telespectadores expressando sua raiva pelo Postbank. Os clientes criticam o banco pelos tempos de processamento extremamente longos, pela falta de comunicação e pela indisponibilidade. Houve casos em que os clientes não conseguiram...

Os clientes do Postbank em Berlim e Brandemburgo reclamam de problemas de TI - um especialista financeiro expressa preocupação.
De acordo com um relatório de www.rbb24.de, vários clientes do Postbank em Berlim e Brandemburgo queixam-se de problemas de TI. As reclamações sobre transferências incorretas, débitos incorretos e contas bloqueadas vêm aumentando desde o início do ano. Apesar da declaração do Postbank em contrário, a raiva não desaparece após a mudança para um novo sistema de TI.
Os centros de aconselhamento ao consumidor em Berlim e Brandemburgo continuam a receber muitas reclamações de titulares de contas frustrados. O rbb também recebeu mais pedidos de telespectadores expressando sua raiva pelo Postbank. Os clientes criticam o banco pelos tempos de processamento extremamente longos, pela falta de comunicação e pela indisponibilidade. Houve casos em que os clientes não conseguiram aceder à sua conta durante 36 dias e noutro caso durante quase meio ano.
Os problemas começaram quando o Postbank integrou os dados de doze milhões de clientes no sistema informático da sua empresa-mãe, o Deutsche Bank, no início do ano. A administração do banco justificou isso com o objetivo de economizar custos e oferecer um melhor serviço.
O especialista financeiro Hermann-Josef Tenhagen comentou criticamente a situação na revista de consumo Super.Markt. Ele descreveu os problemas de TI como um desastre e enfatizou a importância do atendimento ao cliente. Um banco onde você não consegue acessar sua conta é inútil.
O departamento de comunicações do Postbank, no entanto, afirma que não existem problemas informáticos fundamentais, mas apenas problemas individuais com clientes individuais. No entanto, o banco admite que existe atualmente um aumento do número de pedidos relacionados com questões informáticas, resultando em tempos de processamento mais longos.
As linhas diretas do Postbank ainda estão sobrecarregadas e os problemas técnicos ainda não foram resolvidos. Os defensores dos consumidores apelaram, portanto, ao regulador bancário Bafin, que nomeou um representante especial para monitorizar os processos no Postbank.
Os clientes afetados têm a opção de solicitar liminar para ter acesso ao seu dinheiro ou simplesmente mudar de banco, mesmo que a conta esteja congelada. Desde o início do ano, 60 clientes em Brandemburgo e 70 em Berlim contactaram centros de aconselhamento ao consumidor. No entanto, esta é apenas “a ponta do iceberg”, como sublinha uma porta-voz do Centro do Consumidor de Brandemburgo.
Os problemas informáticos do Postbank são particularmente graves porque a empresa-mãe, Deutsche Bank, irá encerrar cerca de 250 das actuais 550 agências do Postbank nos próximos anos. Isto significa que a banca online está a desempenhar um papel cada vez mais importante. No entanto, é pouco provável que a confiança dos clientes na capacidade do Postbank de oferecer serviços bancários online contínuos cresça devido aos problemas actuais.
Leia o artigo fonte em www.rbb24.de