Os controlos dos preços da energia deixarão de ser aplicáveis: especialistas financeiros alertam para o aumento dos custos
De acordo com um relatório da Deutschlandfunk, o centro de aconselhamento ao consumidor alerta para o fim dos limites de preços da eletricidade e do gás na Alemanha. O chefe da associação federal, Pop, manifestou preocupação com os possíveis efeitos da abolição dos limites de preços. Nos últimos meses, muitos consumidores já foram confrontados com custos elevados de gás, aquecimento urbano e electricidade. Pop respondeu às declarações do ministro federal da Economia, Habeck, que destacou que o governo federal não teria mais condições de financiar os limites de preços no caso de outra crise. A eliminação dos limites máximos de preços poderá conduzir a encargos financeiros significativos para os consumidores. Sem limites de preços, os custos de energia poderiam aumentar significativamente, o que é particularmente verdadeiro para...

Os controlos dos preços da energia deixarão de ser aplicáveis: especialistas financeiros alertam para o aumento dos custos
De acordo com um relatório da Deutschlandfunk, o centro de aconselhamento ao consumidor alerta para o fim dos limites de preços da eletricidade e do gás na Alemanha. O chefe da associação federal, Pop, manifestou preocupação com os possíveis efeitos da abolição dos limites de preços. Nos últimos meses, muitos consumidores já foram confrontados com custos elevados de gás, aquecimento urbano e electricidade. Pop respondeu às declarações do ministro federal da Economia, Habeck, que destacou que o governo federal não teria mais condições de financiar os limites de preços no caso de outra crise.
A eliminação dos limites máximos de preços poderá conduzir a encargos financeiros significativos para os consumidores. Sem limites de preços, os custos da energia poderiam aumentar significativamente, o que poderia tornar-se um fardo significativo, especialmente para as famílias de baixos rendimentos. Além disso, isto também poderá ter um impacto na competitividade das empresas que têm de suportar elevados custos de energia.
A incerteza quanto à evolução futura dos preços da energia poderá também levar a uma redução do comportamento de consumo, uma vez que os consumidores poderão tornar-se mais relutantes em utilizar a energia para poupar custos. Isto poderia, por sua vez, ter um impacto na procura de energia.
Globalmente, é importante que o governo tome medidas para manter os preços da energia acessíveis aos consumidores, garantindo ao mesmo tempo que o abastecimento de energia na Alemanha permaneça estável.
Resta saber como se desenvolverá a discussão sobre os limites de preços da electricidade e do gás e que medidas específicas o governo tomará para minimizar os encargos para os consumidores e as empresas.
Leia o artigo original em www.deutschlandfunk.de