Aumentos de preços nos supermercados: defensores dos consumidores convocam cimeira governamental
Os defensores dos consumidores apelam a medidas para combater o aumento dos preços dos alimentos. De acordo com um relatório da FAZ, os defensores dos consumidores estão a soar o alarme sobre o aumento dos preços dos alimentos. A chefe da Associação Federal de Organizações de Consumidores (VZBV), Ramona Pop, apela a uma cimeira governamental sobre os preços dos alimentos porque os consumidores se sentem desiludidos com os constantes aumentos de preços nos supermercados. O Serviço Federal de Estatística confirma que os preços dos alimentos aumentaram 7,5 por cento em Setembro de 2023 em comparação com o mesmo mês do ano passado. O aumento dos preços dos alimentos tem impacto sobre os consumidores. De acordo com o relatório do consumidor VZBV, 44 por cento dos cidadãos poupam na compra de alimentos devido ao aumento dos preços. Este “sinal de alarme” deixa claro que um...

Aumentos de preços nos supermercados: defensores dos consumidores convocam cimeira governamental
Defensores dos consumidores apelam a medidas para combater o aumento dos preços dos alimentos
De acordo com um relatório do FAZ Os defensores dos consumidores estão a soar o alarme sobre o aumento dos preços dos alimentos. A chefe da Associação Federal de Organizações de Consumidores (VZBV), Ramona Pop, apela a uma cimeira governamental sobre os preços dos alimentos porque os consumidores se sentem desiludidos com os constantes aumentos de preços nos supermercados. O Serviço Federal de Estatística confirma que os preços dos alimentos aumentaram 7,5 por cento em Setembro de 2023 em comparação com o mesmo mês do ano passado.
O aumento dos preços dos alimentos tem impacto sobre os consumidores. De acordo com o relatório do consumidor VZBV, 44 por cento dos cidadãos poupam na compra de alimentos devido ao aumento dos preços. Este “sinal de alarme” deixa claro que uma alimentação equilibrada não deve depender do seu bolso. Os aumentos de preços do açúcar, do mel e de outros produtos de confeitaria, bem como do pão e dos cereais em particular, são superiores à inflação global.
A fim de aliviar a carga sobre os consumidores, especialmente os trabalhadores com baixos rendimentos, o VZBV propõe a introdução de um pagamento único anual semelhante ao preço fixo da energia. Isto poderia ser realizado através do mecanismo do dinheiro climático. No entanto, o pagamento do dinheiro climático não será tecnicamente possível até 2025. Além disso, o VZBV apela a uma maior transparência nos preços e nas margens ao longo de toda a cadeia de valor, através da criação de um observatório de preços. As estruturas de mercado e as condições competitivas que afetam os preços dos alimentos devem ser investigadas pelo Federal Cartel Office.
Outra exigência diz respeito a medidas contra embalagens enganosas. Os fabricantes deveriam ser obrigados a indicar as alterações no peso de um produto na frente da embalagem. O grupo parlamentar CDU/CSU no Bundestag apresentou um pedido correspondente, que foi, no entanto, rejeitado pelas facções dos semáforos.
Sobre a abolição do IVA nas frutas, Gem
Leia o artigo fonte em www.faz.net