Processo de preço contra Eon e Hansewerk: Centro de aconselhamento ao consumidor em tribunal
"Os clientes do aquecimento urbano merecem um reembolso de milhares de euros? O centro de aconselhamento ao consumidor vai a tribunal por causa de preços alegadamente excessivos da Eon e da Hansewerk Natur. Saiba mais aqui. #Aquecimento urbano #Aumento de preços #Protecção do consumidor"

Processo de preço contra Eon e Hansewerk: Centro de aconselhamento ao consumidor em tribunal
O centro de aconselhamento ao consumidor tomou medidas legais contra os fornecedores de aquecimento urbano Eon e Hansewerk Natur devido a aumentos de preços supostamente inaceitáveis. Segundo o centro de aconselhamento ao consumidor, os aumentos de preços dos últimos anos são ineficazes devido a cláusulas de alteração de preços que não cumprem os requisitos legais. Essas ações judiciais visam garantir possíveis reembolsos aos clientes. Em particular, trata-se de aumentos drásticos de preços, com os clientes a terem de suportar custos de aquecimento significativamente mais elevados em comparação com 2020.
As empresas afetadas, Eon e Hansewerk Natur, rejeitaram as alegações e sublinharam que os seus preços correspondem aos requisitos legais. A precificação é baseada em dados básicos transparentes do Departamento Federal de Estatística. A Hansewerk Natur atribuiu os aumentos de preços aos elevados preços do gás resultantes do ataque russo contra a Ucrânia e reiterou que são esperados preços laborais mais baixos para os clientes a partir de 2024.
O centro de aconselhamento ao consumidor deu um exemplo usando os preços Eon em Erkrath-Hochdahl, Renânia do Norte-Vestfália, onde o preço do trabalho aumentou de 6,18 cêntimos por quilowatt-hora em 2020 para 23,24 cêntimos por quilowatt-hora em 2022. Isto levou a custos adicionais totalizando 3.500 euros para 2021 e 2022, com um consumo anual de 15.000 quilowatts-hora. Os clientes têm a oportunidade de ingressar nas ações coletivas, inscrevendo-se no registro de ações da Secretaria de Justiça Federal, para que suas reivindicações não sejam prescritas. Os aumentos de preços por parte dos fornecedores de aquecimento urbano também atraíram a atenção do Federal Cartel Office, que está a submeter seis fornecedores a processos de abuso por suspeita de aumentos excessivos de preços.