Direito à redução de preços para internet lenta: é assim que os consumidores exercem seu direito
De acordo com um relatório de www.deutschlandfunk.de, desde meados de dezembro de 2021, os consumidores têm o direito de reduzir os preços se a sua Internet doméstica for pior do que o garantido contratualmente. Você deve comprovar a discrepância entre a taxa de dados prometida contratualmente e a taxa de dados real usando uma ferramenta de medição da Agência Federal de Rede, www.breitbandmessage.de. A Associação Federal das Organizações de Consumidores (VZBV) pede uma redução fixa de 15 euros por mês até que o défice seja eliminado. No entanto, a associação industrial do VATM é contra uma redução tarifária geral e argumenta que o caso individual deve ser considerado porque os contratos disponíveis no mercado contêm serviços muito diferentes. Provedores de Internet como Vodafone e Deutsche Telekom enfatizam que investem muito dinheiro em seus...

Direito à redução de preços para internet lenta: é assim que os consumidores exercem seu direito
De acordo com um relatório de www.deutschlandfunk.de,
Desde meados de dezembro de 2021, os consumidores têm o direito de reduzir os preços se a sua Internet doméstica for pior do que o garantido contratualmente. Você deve comprovar a discrepância entre a taxa de dados prometida contratualmente e a taxa de dados real usando uma ferramenta de medição da Agência Federal de Rede, www.breitbandmessage.de.
A Associação Federal das Organizações de Consumidores (VZBV) pede uma redução fixa de 15 euros por mês até que o défice seja eliminado. No entanto, a associação industrial do VATM é contra uma redução tarifária geral e argumenta que o caso individual deve ser considerado porque os contratos disponíveis no mercado contêm serviços muito diferentes. Provedores de Internet como Vodafone e Deutsche Telekom enfatizam que investem muito dinheiro em sua rede para permitir uma conexão mais rápida e estável.
De acordo com a Agência Federal de Redes, cerca de 108.000 utilizadores da Internet iniciaram a necessária campanha de medição entre meados de dezembro de 2021 e o final de dezembro de 2022, mas apenas 29.000 deles a concluíram e em quase todos os casos foram certificados que tinham direito a uma redução de preço. Muitas pessoas cancelaram a campanha antecipadamente, seja porque o telefone fixo de sua casa não era tão ruim quanto se pensava inicialmente, ou porque era muito trabalhoso realizar todas as 30 medições no intervalo de tempo exigido.
Esta nova regulamentação poderá ter um impacto significativo no mercado. Os fornecedores de Internet devem agora esperar que mais consumidores façam uso do seu direito de reduzir preços e reivindicar uma redução de preços. Isto pode levar a uma maior rotatividade de clientes, uma vez que os consumidores podem estar inclinados a mudar de fornecedor se o seu ISP não tiver um bom desempenho. Além disso, os fornecedores poderiam ser forçados a investir mais na melhoria das suas redes, a fim de fornecer os serviços necessários e evitar reduções de preços.
No entanto, o facto de muitos consumidores abandonarem a campanha de medição também mostra que o processo pode ser demasiado oneroso para os consumidores e que pode ser necessária uma simplificação para chegar a um maior número de consumidores e garantir reduções de preços justas.
Leia o artigo original em www.deutschlandfunk.de