Conserto de máquinas de lavar: estudo de mercado mostra problemas com peças de reposição e preços
Segundo reportagem de www.tagesschau.de, consertar uma máquina de lavar quebrada pode se tornar um problema maior, como mostra um estudo de mercado da Associação Federal de Centros de Consumo. As peças sobressalentes são difíceis de obter e, por vezes, muito caras. Os fabricantes muitas vezes dificultam aos consumidores a obtenção de peças sobressalentes para as suas máquinas de lavar domésticas. Isto emerge de uma verificação de mercado atual realizada pela Associação Federal de Organizações de Consumidores (vzbv). Segundo o vzbv, as peças de reposição são difíceis de encontrar, os preços variam consideravelmente e nem todos os fabricantes cumprem as especificações. Isto poderia desencorajar os consumidores de reparar máquinas quebradas em vez de comprar novas. A UE já tinha diretrizes há dois anos...

Conserto de máquinas de lavar: estudo de mercado mostra problemas com peças de reposição e preços
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de,
Consertar uma máquina de lavar quebrada pode se tornar um grande problema, como mostra um estudo de mercado da Associação Federal de Centros de Aconselhamento ao Consumidor. As peças sobressalentes são difíceis de obter e, por vezes, muito caras. Os fabricantes muitas vezes dificultam aos consumidores a obtenção de peças sobressalentes para as suas máquinas de lavar domésticas. Isto emerge de uma verificação de mercado atual realizada pela Associação Federal de Organizações de Consumidores (vzbv). Segundo o vzbv, as peças de reposição são difíceis de encontrar, os preços variam consideravelmente e nem todos os fabricantes cumprem as especificações. Isto poderia desencorajar os consumidores de reparar máquinas quebradas em vez de comprar novas.
A UE já tinha emitido requisitos de reparabilidade há dois anos, a fim de forçar os fabricantes a tornarem os seus produtos mais sustentáveis. A Diretiva Ecodesign da União Europeia exige que os produtos permaneçam reparáveis e exige que os fabricantes de máquinas de lavar e secar roupa tenham peças sobressalentes disponíveis para os seus clientes.
Numa verificação de mercado de dez modelos de máquinas de lavar das dez marcas mais vendidas, as peças sobressalentes estavam geralmente disponíveis em oito fabricantes, mas muitas vezes eram difíceis de encontrar no website. Além disso, dois fabricantes não cumpriram integralmente os requisitos, embora as peças sobressalentes entregues tenham sido muitas vezes significativamente mais rápidas do que os 15 dias legalmente exigidos.
Além da disponibilidade de peças de reposição, os preços também são um problema. O custo de uma peça de reposição pode variar significativamente dependendo da marca. Os defensores dos consumidores apelam, portanto, a um índice de reparação que tenha em conta os preços das peças sobressalentes. Além disso, são necessárias instruções para reparos, e aqui também é preciso se atualizar: dos dez fabricantes verificados, apenas quatro forneceram instruções de reparo.
Estas questões podem ter um impacto significativo no mercado e nos consumidores. A disponibilidade limitada e os preços elevados das peças sobresselentes poderiam encorajar os consumidores a substituir dispositivos defeituosos em vez de os reparar. Isso pode levar a um aumento no lixo eletrônico e na poluição ambiental. Portanto, é importante que os fabricantes sigam os requisitos da diretiva da UE e garantam uma melhor disponibilidade e transparência de preços para peças sobressalentes.
As directrizes de concepção ecológica destinam-se a fornecer uma solução
Enormes diferenças de preço
Leia o artigo fonte em www.tagesschau.de