Ação coletiva contra a Vodafone: defensores dos consumidores vão a tribunal - os clientes podem beneficiar diretamente
De acordo com um relatório de winfuture.de, a Associação Federal de Organizações de Consumidores (VZBV) entrou com uma ação coletiva contra a provedora de telecomunicações Vodafone para contestar o aumento unilateral de preços para conexões fixas e de Internet. A Vodafone justificou este aumento de preços de 5 euros mensais com o aumento dos gastos operacionais, nomeadamente no setor da energia. O VZBV, por outro lado, considera que não existe base jurídica para o aumento das taxas e, por isso, pretende exigir uma indemnização a milhões de consumidores afetados. Os defensores do consumidor estão recorrendo a um novo instrumento, a ação coletiva, que facilita a defesa dos consumidores contra o aumento de preços. Até agora, uma avaliação jurídica básica só poderia ser alcançada através de ações declaratórias modelo, com os clientes afetados...

Ação coletiva contra a Vodafone: defensores dos consumidores vão a tribunal - os clientes podem beneficiar diretamente
De acordo com um relatório de winfuture.de, a Associação Federal de Organizações de Consumidores (VZBV) moveu uma ação coletiva contra a operadora de telecomunicações Vodafone para contestar o aumento unilateral de preços para conexões fixas e de Internet. A Vodafone justificou este aumento de preços de 5 euros mensais com o aumento dos gastos operacionais, nomeadamente no setor da energia. O VZBV, por outro lado, considera que não existe base jurídica para o aumento das taxas e, por isso, pretende exigir uma indemnização a milhões de consumidores afetados.
Os defensores do consumidor estão recorrendo a um novo instrumento, a ação coletiva, que facilita a defesa dos consumidores contra o aumento de preços. Até agora, uma avaliação jurídica básica só poderia ser alcançada através de ações declaratórias modelo, tendo os próprios clientes afetados de ir eles próprios a tribunal para exigir uma indemnização. Com a ação coletiva, essa etapa não é mais necessária e, na melhor das hipóteses, o VZBV pode entrar com uma ação de indenização, que deverá ser paga diretamente a todos os afetados cadastrados.
Isto poderia representar um instrumento importante para a protecção do consumidor, uma vez que os encargos financeiros causados pelo aumento dos preços são sentidos por muitas pessoas. No entanto, levar tal montante a tribunal envolve custos significativos, razão pela qual muitos consumidores estariam relutantes em tomar tal medida.
A ação coletiva contra a Vodafone poderá ter um impacto duradouro na indústria e fornecer aos consumidores uma ferramenta importante para fazer valer os seus direitos.
Leia o artigo fonte em winfuture.de