Ação coletiva contra a Vodafone: Centro de aconselhamento ao consumidor defende-se contra aumentos ilegais de preços.
De acordo com um relatório de www.heise.de, a operadora de rede Vodafone na Alemanha tem aumentado os preços das ligações à Internet para os clientes existentes desde maio. A Associação Federal das Organizações de Consumidores (vzbv) considera estes aumentos de preços ilegais e planeia tomar medidas contra eles. A associação está planejando uma ação coletiva para garantir que os consumidores paguem apenas os preços acordados contratualmente e sejam reembolsados pelos prêmios pagos em excesso. As pessoas afetadas devem entrar em contato com a vzbv usando um formulário online. Segundo o vzbv, o aumento de preços na Vodafone, por exemplo, é de 27,99 euros para 32,99 euros ou de 32,99 euros para 37,99 euros mensais. Isto significa custos anuais adicionais de 60 euros. …

Ação coletiva contra a Vodafone: Centro de aconselhamento ao consumidor defende-se contra aumentos ilegais de preços.
De acordo com um relatório de www.heise.de, a operadora de rede Vodafone na Alemanha tem aumentado os preços das ligações à Internet para os clientes existentes desde maio. A Associação Federal das Organizações de Consumidores (vzbv) considera estes aumentos de preços ilegais e planeia tomar medidas contra eles. A associação está planejando uma ação coletiva para garantir que os consumidores paguem apenas os preços acordados contratualmente e sejam reembolsados pelos prêmios pagos em excesso. As pessoas afetadas devem entrar em contato com a vzbv usando um formulário online.
Segundo o vzbv, o aumento de preços na Vodafone, por exemplo, é de 27,99 euros para 32,99 euros ou de 32,99 euros para 37,99 euros mensais. Isto significa custos anuais adicionais de 60 euros. A Vodafone justifica o aumento de preços, entre outras coisas, com o aumento dos preços da energia para exploração das redes e salienta que os clientes podem cancelar caso não queiram aceitar o aumento de preços.
A Vodafone tem cerca de 10,7 milhões de clientes de linha fixa na Alemanha. A empresa vem registrando uma perda contínua de clientes de telefonia fixa há um ano e as vendas de telefonia fixa também estão diminuindo ligeiramente.
O vzbv considera inadmissíveis os aumentos de preços da Vodafone, também no que diz respeito aos termos e condições gerais. A associação está agora a apelar aos clientes afetados para que relatem o seu caso online. Se um número suficiente de pessoas afectadas se apresentar e casos específicos puderem ser examinados, a vzbv planeia tomar medidas legais contra a Vodafone.
Estes aumentos de preços por parte da Vodafone poderão ter impacto tanto no mercado como nos consumidores. A possível ação judicial movida pelo vzbv poderá obrigar a Vodafone a reverter os aumentos de preços e a reembolsar as contribuições pagas em excesso. Isto significaria uma perda financeira para a Vodafone, especialmente se um grande número de clientes afetados se manifestasse. No entanto, se o processo da vzbv não for bem sucedido, estes clientes poderão tender a rescindir os seus contratos com a Vodafone e mudar para outro prestador. Isto teria um impacto negativo na quota de mercado da Vodafone e poderia levar a novas perdas para a empresa.
No geral, resta saber como a situação irá evoluir. É possível que a Vodafone retire os aumentos de preços para evitar litígios, ou que o vzbv tenha sucesso e permita que os consumidores recebam um reembolso. Ambos os cenários poderão ter impactos a longo prazo no mercado e nos consumidores.
Fonte: De acordo com um relatório de www.heise.de
Leia o artigo fonte em www.heise.de