Proteção contra fraude: Centro de aconselhamento ao consumidor alerta sobre e-mails de phishing e fraudes telefônicas
De acordo com um relatório de www.heise.de, os centros de aconselhamento ao consumidor alertam atualmente para uma nova fraude em que os cibercriminosos interceptam dados de acesso de clientes do ING-DiBa e fraudam potenciais vítimas em dinheiro. O centro de aconselhamento ao consumidor da Baixa Saxónia alertou sobre pessoas que se passam por “escritórios de aconselhamento ao consumidor” e convencem potenciais vítimas a transferir dinheiro para pagar alegadas dívidas a uma empresa de lotaria. Ao mesmo tempo, foram descobertos e-mails de phishing direcionados a clientes do ING-DiBa. Os fraudadores afirmam no e-mail que o aplicativo de banco online ING-DiBa-To-Go precisa ser atualizado até uma determinada data. Um link no e-mail leva a um site falso que visa...

Proteção contra fraude: Centro de aconselhamento ao consumidor alerta sobre e-mails de phishing e fraudes telefônicas
De acordo com um relatório de www.heise.de, os centros de aconselhamento ao consumidor alertam atualmente para uma nova fraude em que os cibercriminosos interceptam dados de acesso de clientes do ING-DiBa e fraudam potenciais vítimas em dinheiro.
O centro de aconselhamento ao consumidor da Baixa Saxónia alertou sobre pessoas que se passam por “escritórios de aconselhamento ao consumidor” e convencem potenciais vítimas a transferir dinheiro para pagar alegadas dívidas a uma empresa de lotaria. Ao mesmo tempo, foram descobertos e-mails de phishing direcionados a clientes do ING-DiBa. Os fraudadores afirmam no e-mail que o aplicativo de banco online ING-DiBa-To-Go precisa ser atualizado até uma determinada data. Um link no e-mail leva a um site falso que visa interceptar os detalhes de login do usuário.
Essas fraudes podem ter um sério impacto no mercado e nos consumidores. No caso do ING-DiBa, os clientes poderão perder a confiança na segurança da banca online, o que poderá levar a um declínio na utilização dos clientes. O próprio banco poderá necessitar de dedicar recursos adicionais à segurança cibernética para detectar e prevenir tais tentativas de fraude.
O risco de ser vítima de phishing e fraude telefónica aumenta para os consumidores. É, portanto, importante que os bancos e os centros de aconselhamento ao consumidor informem proativamente sobre tais fraudes e forneçam instruções claras sobre como reconhecer e evitar estes ataques.
Os consumidores também devem ser informados de que organizações legítimas nunca lhes solicitarão transferências inesperadas de dinheiro ou divulgarão dados confidenciais. É importante denunciar ligações e e-mails suspeitos e, em caso de dúvida, entrar sempre em contato diretamente com o banco ou organização em questão.
Leia o artigo fonte em www.heise.de