Os bancos de poupança têm que pagar taxas a milhões de clientes
Descubra por que os bancos e caixas econômicas devem dinheiro aos seus clientes. Tribunal de Justiça Federal decide a favor de milhões de consumidores. Reembolso de taxas em perspectiva. #Bancos #Sparkassen #Reembolso de Taxas

Os bancos de poupança têm que pagar taxas a milhões de clientes
Nos últimos anos, os bancos e as caixas económicas aumentaram regularmente as suas comissões sem informar plenamente os seus clientes ou obter o seu consentimento. O Tribunal de Justiça Federal decidiu agora que esta abordagem é ilegal e que deve acabar. Milhões de clientes poderiam receber reembolso de taxas como resultado de uma ação judicial. A Sparkasse Berlin foi processada pela Associação Federal de Organizações de Consumidores porque introduziu ou aumentou taxas sem o consentimento do cliente desde 2016.
O Tribunal de Recurso de Berlim decidiu que os montantes adicionais que os clientes pagaram devido aos aumentos ilegais de preços devem ser reembolsados. Isto poderá ter consequências de longo alcance para todas as caixas económicas e bancos e para os seus clientes. Embora os defensores dos consumidores estejam a pressionar por um reembolso para o período anterior a 2018, o tribunal decidiu que o prazo de prescrição se aplica aqui. Os clientes afetados podem exigir seu dinheiro de volta após uma decisão juridicamente vinculativa.
Além das caixas económicas regionais, os bancos nacionais como o Postbank, o Deutsche Bank, o ING Diba e o Commerzbank também são afetados pela decisão judicial. Estas instituições aumentaram as suas taxas em até 65 por cento entre 2018 e 2022 em termos de taxas de gestão de contas, custos de transferência, SMS TAN ou extratos de conta. Os clientes que desejam solicitar um reembolso podem fazê-lo usando um modelo de carta do centro de atendimento ao consumidor. É aconselhável consultar os extratos bancários de anos anteriores e apurar o preçário em vigor no momento da abertura da conta.