Fraude na restituição de impostos: especialista financeiro alerta sobre e-mails falsos da ELSTER e dá dicas.
De acordo com um relatório de www.merkur.de, o centro de aconselhamento ao consumidor alerta para um novo esquema fraudulento em que os criminosos exigem dados bancários das pessoas por e-mail, alegando que se trata de reembolso de impostos. Os e-mails parecem enganosamente reais; o logotipo do aplicativo fiscal ELSTER é frequentemente usado para enganar os destinatários. Os e-mails contêm informações de que saldos fiscais de anos anteriores podem ser reivindicados e links para sites falsos que solicitam informações pessoais. O centro de aconselhamento ao consumidor alerta contra o envio desses e-mails para a pasta de spam se não forem respondidos e recomenda verificar cuidadosamente o remetente. A própria ELSTER ressalta que a administração tributária basicamente só envia notificações, mas nunca...

Fraude na restituição de impostos: especialista financeiro alerta sobre e-mails falsos da ELSTER e dá dicas.
De acordo com um relatório de www.merkur.de, o centro de aconselhamento ao consumidor alerta para um novo esquema fraudulento em que criminosos exigem dados bancários das pessoas por e-mail, alegando que se trata de restituição de impostos. Os e-mails parecem enganosamente reais; o logotipo do aplicativo fiscal ELSTER é frequentemente usado para enganar os destinatários. Os e-mails contêm informações de que saldos fiscais de anos anteriores podem ser reivindicados e links para sites falsos que solicitam informações pessoais.
O centro de aconselhamento ao consumidor alerta contra o envio desses e-mails para a pasta de spam se não forem respondidos e recomenda verificar cuidadosamente o remetente. A própria ELSTER sublinha que a administração fiscal geralmente apenas envia notificações, mas nunca os dados fiscais ou faturas reais na forma de anexo de e-mail. A empresa também fornece dicas para lidar com esses e-mails suspeitos, como apenas abrir anexos de fontes confiáveis ou apenas clicar em links de e-mails se a origem do e-mail for absolutamente certa.
Este golpe tem consequências potencialmente graves para os consumidores. Além da perda de informações pessoais e do risco associado de roubo de identidade, as vítimas podem sofrer perdas financeiras. Isto também leva à incerteza geral e à desconfiança em relação a e-mails legítimos de agências governamentais. Empresas como a ELSTER também poderão sofrer danos à reputação se seus logotipos e nomes forem usados para fins fraudulentos.
É importante que os consumidores estejam cientes dessas fraudes e tomem as medidas adequadas para proteger suas informações pessoais e evitar cair nos e-mails fraudulentos. É também importante que os governos e as empresas continuem a informar proativamente sobre tais fraudes e a tomar medidas para proteger os consumidores.
Leia o artigo fonte em www.merkur.de