Estratégia de armazenamento de eletricidade da BMWK: especialista financeiro pede condições-quadro claras para as famílias.
De acordo com um relatório de www.haustechnikdialog.de, o Ministério Federal de Assuntos Econômicos e Proteção Climática (BMWK) publicou uma estratégia de armazenamento de eletricidade para apoiar a expansão do armazenamento de eletricidade. Na sua declaração, a Associação Federal de Organizações de Consumidores (vzbv) apela particularmente a condições-quadro claras para a utilização de flexibilidades relacionadas com o orçamento. Uma utilização sensata do armazenamento de eletricidade tem o potencial de limitar os custos do sistema energético e proporcionar vantagens financeiras individuais para os agregados familiares. O armazenamento de eletricidade contribui para um sistema elétrico estável e rentável e tem um impacto a longo prazo na segurança do abastecimento e no preço da eletricidade. Muitas famílias têm agora um sistema de armazenamento doméstico e, no futuro, os veículos eléctricos também poderão funcionar como sistemas de armazenamento móveis. Da perspectiva do vzbv...

Estratégia de armazenamento de eletricidade da BMWK: especialista financeiro pede condições-quadro claras para as famílias.
De acordo com um relatório de www.haustechnikdialog.de, o Ministério Federal dos Assuntos Económicos e da Proteção Climática (BMWK) publicou uma estratégia de armazenamento de eletricidade para apoiar a expansão do armazenamento de eletricidade. Na sua declaração, a Associação Federal de Organizações de Consumidores (vzbv) apela particularmente a condições-quadro claras para a utilização de flexibilidades relacionadas com o orçamento. Uma utilização sensata do armazenamento de eletricidade tem o potencial de limitar os custos do sistema energético e proporcionar vantagens financeiras individuais para os agregados familiares. O armazenamento de eletricidade contribui para um sistema elétrico estável e rentável e tem um impacto a longo prazo na segurança do abastecimento e no preço da eletricidade. Muitas famílias têm agora um sistema de armazenamento doméstico e, no futuro, os veículos eléctricos também poderão funcionar como sistemas de armazenamento móveis. Do ponto de vista do vzbv, são necessárias condições-quadro claras e atractivas para a utilização de flexibilidades relacionadas com os agregados familiares, para que os agregados familiares possam utilizar os seus dispositivos de armazenamento de electricidade de forma sensata.
O vzbv apela, entre outras coisas, a um maior desenvolvimento de taxas de rede variáveis no tempo no sentido de taxas de rede dinâmicas, a um regulamento para a aquisição de serviços de flexibilidade com base no mercado e à igualdade de tratamento de sistemas de armazenamento móveis e estacionários ao isentar taxas de rede. Estas medidas permitiriam aos consumidores utilizar o seu armazenamento de eletricidade de forma mais eficiente e económica, permitindo-lhes armazenar energia em momentos mais baratos e acessá-la quando necessário.
A implementação destes requisitos poderá influenciar significativamente o mercado de armazenamento de eletricidade. Condições-quadro claras e atractivas poderão aumentar a procura de armazenamento de electricidade e a integração de energias renováveis na rede a longo prazo. Isto, por sua vez, melhoraria a segurança do abastecimento e conduziria potencialmente a um abastecimento de eletricidade mais estável. Além disso, os consumidores poderiam obter benefícios financeiros a longo prazo através da utilização mais eficiente do seu armazenamento de eletricidade e, assim, reduzir os seus custos de energia.
Globalmente, a declaração do vzbv mostra que a criação de condições-quadro claras e atractivas para a utilização de flexibilidades relacionadas com o orçamento poderia ter efeitos potencialmente positivos no mercado e nos consumidores. Isto poderia levar a uma maior difusão dos sistemas de armazenamento de eletricidade e, assim, ser benéfico tanto para os agregados familiares como para o sistema energético a longo prazo.
Leia o artigo fonte em www.haustechnikdialog.de