Preços diferentes para a passagem para a Alemanha: é assim que estudantes e funcionários se beneficiam
Descubra onde você pode conseguir a passagem para a Alemanha pelo melhor preço e como as diferenças regionais podem afetar suas economias. Desde descontos para escolares a modelos solidários para estudantes - toda a informação aqui!

Preços diferentes para a passagem para a Alemanha: é assim que estudantes e funcionários se beneficiam
O bilhete de 49 euros oferecido na Alemanha varia muito de preço dependendo da região. Embora em breve haja um bilhete de 29 euros em Berlim, os consumidores de outras partes do país beneficiam de regulamentações especiais. Estes regulamentos especiais aplicam-se especialmente a grupos como estudantes, alunos e determinados funcionários, o que pode levar a poupanças significativas de mais de 200 euros por mês.
No entanto, também há cidadãos que não podem usufruir destas vantagens. Os pensionistas, por exemplo, não têm direito a benefícios em alguns estados federais. As pessoas que vivem em zonas rurais com transportes locais inadequados também têm desvantagens claras. Devido à estrutura federal da Alemanha, não existem regras uniformes, pelo que crianças em idade escolar, estudantes e funcionários não recebem os mesmos descontos em todos os lugares.
Hamburgo oferece um exemplo notável das diferenças regionais de preços para o bilhete de 49 euros. A partir do próximo ano letivo, os alunos receberão o ingresso gratuitamente – mas apenas se realmente morarem na cidade. Os estudantes do vizinho Schleswig-Holstein que frequentam a escola em Hamburgo ainda têm de pagar o preço total.
O ingresso de estudante com desconto também apresenta diferenças regionais. Enquanto os estudantes de algumas cidades universitárias, como Leipzig e Mainz, podem comprar o bilhete por 60% do preço normal, noutros locais, como Bremen, o modelo de solidariedade só é introduzido mais tarde ou mesmo rejeitado. Regulamentações especiais semelhantes também se aplicam aos estagiários, com a Baviera, Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental e, em alguns casos, Hamburgo oferecendo preços mais baixos.
Em geral, os empregados beneficiam do Deutschlandticket porque muitos empregadores fornecem subsídios. Se você cobrir mais de 25% do preço da passagem, o estado concede um desconto adicional de cinco%. Algumas cidades como Munique e Stuttgart ainda oferecem a passagem gratuitamente aos funcionários. Existem também rotas, como entre Dortmund e Dillenburg, onde o bilhete também é válido em trens mais rápidos como IC e ICE. No entanto, dado o primeiro aniversário do Deutschlandticket, em 1º de maio de 2024, um aumento de preço poderá estar no horizonte em breve.