Defensores do consumidor alertam o varejista online chinês Temu

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O centro de aconselhamento ao consumidor está considerando uma ação legal contra Temu por violações: o varejista online chinês se defende contra as acusações. Avaliações claras e informações básicas aqui.

Verbraucherzentrale erwägt Klage gegen Temu wegen Verstößen: Chinesischer Online-Händler wehrt sich gegen Vorwürfe. Klare Einschätzungen und Hintergründe hier.
O centro de aconselhamento ao consumidor está considerando uma ação legal contra Temu por violações: o varejista online chinês se defende contra as acusações. Avaliações claras e informações básicas aqui.

Defensores do consumidor alertam o varejista online chinês Temu

O centro de aconselhamento ao consumidor está a considerar uma ação legal contra o mercado online chinês Temu devido a várias violações que a empresa teria cometido. A Associação Federal de Organizações de Consumidores (vzbv) de Berlim já alertou Temu e considera que a empresa tem o dever de proteger os consumidores de práticas comerciais questionáveis. A plataforma da Whaleco Technology Limited respondeu ao aviso, mas nenhum aviso de cessação e desistência foi emitido. O centro de aconselhamento ao consumidor estuda agora a possibilidade de mover uma ação judicial contra Temu.

Temu defende-se das acusações, sublinhando que as suas práticas são justas e que se esforçam para melhorar a transparência e adaptar a plataforma às preferências locais. O centro de aconselhamento ao consumidor critica, entre outras coisas, o facto de Temu deixar os consumidores no escuro sobre como são alcançados os elevados descontos. A plataforma também promove opções de entrega ecologicamente corretas, mesmo que as mercadorias encomendadas já tenham percorrido longas distâncias.

A vzbv também reclama que Temu pressiona os consumidores durante o processo de pedido e usa designs manipuladores, os chamados padrões escuros. A plataforma não fornece informações suficientes sobre se as avaliações dos produtos são genuínas e não fornece quaisquer informações sobre a identidade dos fornecedores dos produtos. A Temu se defende dessas acusações e enfatiza que elas são transparentes sobre os níveis de estoque e as atualizações de compras para permitir que os consumidores tomem decisões informadas.

A Temu causou sensação com ofertas de descontos de até 90% e rapidamente se estabeleceu no mercado alemão. Especialistas e associações comerciais apelam a medidas mais rigorosas contra os mercados chineses de baixo custo, como o Temu. Em Fevereiro, os fabricantes de brinquedos europeus queixaram-se da segurança dos produtos oferecidos na plataforma e apelaram a controlos mais rigorosos. Em 2023, o Temu foi o aplicativo de compras mais baixado na Alemanha, mostram dados da Similarweb.