Defesa do consumidor: decisão judicial contra Berliner Sparkasse

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Sparkasse perde no tribunal – os clientes podem esperar um reembolso. Possíveis consequências em todo o país para os clientes bancários. Saber mais!

Sparkasse verliert vor Gericht – Kunden können Rückerstattung erwarten. Bundesweite Folgen für Bankkunden möglich. Mehr erfahren!
Sparkasse perde no tribunal – os clientes podem esperar um reembolso. Possíveis consequências em todo o país para os clientes bancários. Saber mais!

Defesa do consumidor: decisão judicial contra Berliner Sparkasse

A Berliner Sparkasse sofreu uma derrota judicial porque implementou aumentos de custos não anunciados, sem o consentimento do cliente. A Associação Federal de Organizações de Consumidores entrou com uma ação judicial contra essa abordagem, o que agora levou a uma decisão a favor dos clientes. Os clientes agora têm a oportunidade de reivindicar o dinheiro de volta.

A Berliner Sparkasse aumentou os custos várias vezes sem obter o consentimento activo dos clientes. Isso levou os defensores dos consumidores a entrar com uma ação coletiva envolvendo cerca de 1.200 clientes. Embora o tribunal tenha aceitado que as reivindicações tinham expirado, os defensores dos consumidores estão a considerar recorrer.

A decisão também poderá impactar os clientes de outros bancos que implementaram aumentos de custos semelhantes e não anunciados. Isto afetou, entre outros, o Postbank, o Deutsche Bank, o ING Diba, o Commerzbank e o Sparkasse Ulm. Os clientes devem rever os seus extratos de janeiro de 2018 para determinar se foram afetados por aumentos de taxas não autorizados. O centro de aconselhamento ao consumidor oferece um modelo de carta que os clientes podem usar para solicitar um reembolso.

Niels Nauhauser, do centro de aconselhamento ao consumidor de Baden-Württemberg, enfatizou que os aumentos de taxas dos últimos anos eram inválidos e que os clientes podem exigir o dinheiro de volta ao seu banco. É importante que o cliente verifique a tabela de preços em vigor no momento da abertura da conta para saber se tem direito a algum reembolso.