Defesa do consumidor: Grandes empresas de Internet ignoram a legislação europeia
De acordo com um relatório de www.sueddeutsche.de, grandes empresas de Internet dos EUA e da China não estão cumprindo as novas obrigações legais, mesmo cem dias após a entrada em vigor da Lei Europeia de Serviços Digitais (DSA). Um estudo da Associação Federal de Organizações de Consumidores (VZBV) mostra que empresas como Amazon, Booking.com, Google Shopping e YouTube continuam a usar truques de design ilegais (“padrões escuros”) para orientar os consumidores numa determinada direção. Desde agosto de 2023, os fornecedores de plataformas online de muito grande dimensão estão proibidos de explorar o comportamento humano ou padrões de perceção através de truques de design. No entanto, as empresas continuam a ignorar as leis aplicáveis. Ainda no que diz respeito à transparência...

Defesa do consumidor: Grandes empresas de Internet ignoram a legislação europeia
De acordo com um relatório de www.sueddeutsche.de, grandes empresas de Internet dos EUA e da China não estão cumprindo as novas obrigações legais, mesmo cem dias após a entrada em vigor da Lei Europeia de Serviços Digitais (DSA). Um estudo da Associação Federal de Organizações de Consumidores (VZBV) mostra que empresas como Amazon, Booking.com, Google Shopping e YouTube continuam a usar truques de design ilegais (“padrões escuros”) para orientar os consumidores numa determinada direção.
Desde agosto de 2023, os fornecedores de plataformas online de muito grande dimensão estão proibidos de explorar o comportamento humano ou padrões de perceção através de truques de design. No entanto, as empresas continuam a ignorar as leis aplicáveis. Houve também graves deficiências no que diz respeito à transparência dos critérios publicitários. Os defensores dos consumidores criticaram o facto de as grandes plataformas em linha não fornecerem informações suficientes sobre os critérios segundo os quais os anúncios são exibidos. Além disso, foi criticado o facto de nenhum dos prestadores examinados ter até agora cumprido esta obrigação.
Estas violações têm o potencial de ter um impacto significativo no mercado e nos consumidores. Por um lado, os consumidores podem ser influenciados e induzidos em erro no seu comportamento de compra pelos truques de design ilegais. Isto pode levar a uma distorção da concorrência e a uma desvantagem para outros fornecedores. Além disso, a falta de transparência relativamente aos critérios de publicidade pode afetar a confiança dos consumidores nas plataformas afetadas.
Resta saber se e como as autoridades responsáveis reagirão a estas violações e que medidas serão tomadas para fazer cumprir os requisitos legais. No entanto, é evidente que o incumprimento das novas obrigações legais poderá ter consequências negativas para as empresas em causa.
O cumprimento dos requisitos legais é crucial para garantir uma concorrência leal e a proteção do consumidor. As empresas afetadas devem tomar medidas o mais rapidamente possível para cumprir os requisitos legais e recuperar a confiança dos consumidores.
Fonte: www.sueddeutsche.de
Leia o artigo fonte em www.sueddeutsche.de