Centro do Consumidor de Brandemburgo recebe 571 mil euros para fortalecer estruturas de aconselhamento sobre custos de energia e emergências sociais
De acordo com um relatório de msgiv.brandenburg.de, o governo do estado de Brandenburg está reagindo à crise energética e aos drásticos aumentos de preços, que levaram a um aumento na necessidade de aconselhamento do Centro do Consumidor Brandenburg e.V. (VZB). Um total de 571.000 euros do “Pacote de Brandemburgo” financiará a expansão das estruturas de aconselhamento VZB para poupar custos de energia e apoiar emergências sociais em 2023 e 2024. A ajuda de emergência visa intensificar a educação do consumidor e fortalecer a posição dos consumidores, em particular através de verificações gratuitas de custos operacionais para os inquilinos. O centro de aconselhamento ao consumidor planeia estabelecer atividades de aconselhamento adicionais no estado de Brandemburgo e tomar medidas coletivas contra os fornecedores. Os efeitos desta decisão de financiamento poderão...

Centro do Consumidor de Brandemburgo recebe 571 mil euros para fortalecer estruturas de aconselhamento sobre custos de energia e emergências sociais
De acordo com um relatório de msgiv.brandenburg.de, o governo do estado de Brandemburgo está a reagir à crise energética e aos drásticos aumentos de preços, que levaram a um aumento na necessidade de aconselhamento do Centro do Consumidor Brandenburg e.V. (VZB). Um total de 571.000 euros do “Pacote de Brandemburgo” financiará a expansão das estruturas de aconselhamento VZB para poupar custos de energia e apoiar emergências sociais em 2023 e 2024. A ajuda de emergência visa intensificar a educação do consumidor e fortalecer a posição dos consumidores, em particular através de verificações gratuitas de custos operacionais para os inquilinos. O centro de aconselhamento ao consumidor planeia estabelecer atividades de aconselhamento adicionais no estado de Brandemburgo e tomar medidas coletivas contra os fornecedores.
O impacto desta decisão de financiamento poderá ser significativo tanto para o mercado como para os consumidores. A auditoria gratuita dos custos operacionais dá aos inquilinos a oportunidade de fazer valer os seus direitos e reduzir os encargos financeiros causados pelo aumento dos preços da energia. Isto poderia levar os proprietários a ficarem mais preocupados com os custos de energia e possivelmente a investirem em medidas de eficiência energética para reduzir os custos operacionais para os seus inquilinos.
Além disso, as atividades de aconselhamento adicionais do centro de aconselhamento ao consumidor poderiam levar os consumidores a ficarem mais conscientes do seu consumo de energia e, possivelmente, a mudarem para medidas de eficiência energética ou fornecedores de energia alternativos. A longo prazo, isto poderá levar a um consumo de energia mais sustentável e a uma maior concorrência entre os fornecedores de energia.
O “pacote de Brandemburgo”, como pacote de ajuda a nível estatal, tem um total de dois mil milhões de euros, provenientes de empréstimos do estado de Brandemburgo. As medidas de socorro incluídas estão limitadas aos anos de 2023 e 2024 e foram viabilizadas pela resolução emergencial do parlamento estadual. As medidas são analisadas pelo Ministério da Fazenda e pelos departamentos especializados e estão sujeitas a determinadas disposições para resolução emergencial do parlamento estadual.
Estas medidas mostram como o apoio governamental pode ajudar a aliviar os consumidores em tempos de tensão financeira e a otimizar o consumo e os custos de energia a longo prazo. Isto também poderá ter efeitos a longo prazo no mercado da energia e levar a uma mudança na consciência relativamente à eficiência energética e à protecção do consumidor.
Leia o artigo fonte em msgiv.brandenburg.de