Centro de aconselhamento ao consumidor: Problemas com cancelamentos - centenas de reclamações na Turíngia
De acordo com um relatório de www.stern.de, centenas de consumidores na Turíngia reclamaram ao centro de aconselhamento ao consumidor sobre problemas com rescisões de contratos. Desde o início do ano, foram recebidas cerca de 350 reclamações, valor sensivelmente igual à média dos anos anteriores. O centro de aconselhamento ao consumidor, juntamente com outros defensores dos consumidores, examinou se as empresas estão a cumprir os novos regulamentos sobre cancelamentos de contratos de subscrição. Desde 1º de março de 2022, os contratos celebrados após esta data podem efetivamente ser rescindidos com aviso prévio de um mês após o término do prazo mínimo. Das 828 empresas fiscalizadas, foi constatada uma em cada sete infrações, o que levou à advertência de 85 empresas. 50 empresas já cederam, enquanto...

Centro de aconselhamento ao consumidor: Problemas com cancelamentos - centenas de reclamações na Turíngia
De acordo com um relatório de www.stern.de, centenas de consumidores na Turíngia queixaram-se ao centro de aconselhamento ao consumidor sobre problemas com rescisões de contratos. Desde o início do ano, foram recebidas cerca de 350 reclamações, valor sensivelmente igual à média dos anos anteriores. O centro de aconselhamento ao consumidor, juntamente com outros defensores dos consumidores, examinou se as empresas estão a cumprir os novos regulamentos sobre cancelamentos de contratos de subscrição. Desde 1º de março de 2022, os contratos celebrados após esta data podem efetivamente ser rescindidos com aviso prévio de um mês após o término do prazo mínimo. Das 828 empresas fiscalizadas, foi constatada uma em cada sete infrações, o que levou à advertência de 85 empresas. 50 empresas já cederam, enquanto outras 31 ainda aguardam revisões legais. Apesar dos termos e condições diferentes, os consumidores podem sempre rescindir os seus contratos com um aviso prévio de um mês após o termo do prazo mínimo, uma vez que estes termos e condições são inválidos.
Estas reclamações e violações podem ter impactos de longo alcance no mercado e nos consumidores. Os clientes poderão sofrer desvantagens financeiras ou ser involuntariamente obrigados a contratos desfavoráveis se as rescisões forem feitas com dificuldade inadmissível. Isto poderia minar a confiança dos consumidores nas empresas e nas suas práticas contratuais e levar à perda de imagem. Além disso, as medidas legais e os avisos podem representar um encargo financeiro para as empresas e levar ao aumento dos custos. Isto, por sua vez, poderia levar a aumentos de preços ou outras restrições para os consumidores.
O cumprimento dos regulamentos legais de rescisão é de grande importância para as empresas, a fim de manter a confiança do consumidor e evitar consequências legais. Uma concepção transparente e amiga do cliente dos contratos e das modalidades de rescisão é, portanto, crucial para evitar possíveis efeitos negativos no mercado e nos consumidores.
Leia o artigo fonte em www.stern.de