Centro de aconselhamento ao consumidor abre ação coletiva contra DAZN
Os aumentos de preços no DAZN foram “inadmissíveis” – o centro de aconselhamento ao consumidor inicia uma ação coletiva. Descubra todos os detalhes aqui!

Centro de aconselhamento ao consumidor abre ação coletiva contra DAZN
Com ofertas inicialmente baratas, o serviço de streaming DAZN conseguiu conquistar uma forte base de clientes. Mas com o tempo houve aumentos drásticos de preços. Esses ajustes de preços agora estão causando consequências, já que a DAZN enfrenta uma ação coletiva.
Desde o lançamento do serviço na Alemanha em 2016, o DAZN aumentou gradualmente os seus preços. Inicialmente os aumentos foram moderados, até à época 2021/22, altura em que o preço mensal aumentou para 14,99 euros. Mas depois o preço duplicou drasticamente para 29,99 euros por mês. Além disso, as anuidades passaram de 149,99 euros para 274,99 euros. De acordo com o então chefe da Alemanha, Thomas de Buhr, estes aumentos de preços pretendiam reflectir o aumento da qualidade e do valor da oferta alargada.
Devido a um grande aumento nas reclamações sobre o DAZN em 2023 em comparação com o ano anterior, a Associação Federal de Organizações de Consumidores (vzbv) entrou com uma ação coletiva contra o serviço de streaming. As reclamações dizem respeito a “aumentos de preços inaceitáveis para clientes existentes em 2021 e 2022”. A diretoria da vzbv, Ramona Pop, descreve esses aumentos de preços não apenas como irritantes para os fãs de esportes, mas também como não permitidos legalmente.
Com a abertura do registro da ação, o consumidor tem a oportunidade de ingressar na ação coletiva e potencialmente receber o reembolso. Esta disputa legal é apenas mais um revés para a DAZN, cuja outrora popularidade está agora prejudicada pelo declínio e insatisfação dos clientes. Os desafios atuais para a DAZN também se refletem na atual disputa com a Liga Alemã de Futebol (DFL) sobre os direitos televisivos para a temporada 2025/26.