Centro de aconselhamento ao consumidor alerta para aumento de preços dos bilhetes para a Alemanha: a estabilidade financeira está em risco.
Segundo reportagem do www.merkur.de, a passagem para a Alemanha poderá ficar mais cara no futuro, o que alarma a Associação Federal de Organizações de Consumidores (vzbv). O preço atual de 49 euros do bilhete de transporte local a nível nacional já é considerado demasiado elevado por alguns consumidores. A diretoria da vzbv, Ramona Pop, alertou para um possível aumento de preço, pois isso poderia comprometer a popularidade do ingresso. A principal defensora do consumidor da Alemanha apelou aos governos federal e estadual para encontrarem uma solução e manterem o preço do bilhete estável pelo menos até ao final de 2025. Ela enfatizou que um bilhete acessível e válido a nível nacional para autocarros e comboios torna mais fácil mudar de carro...

Centro de aconselhamento ao consumidor alerta para aumento de preços dos bilhetes para a Alemanha: a estabilidade financeira está em risco.
Segundo reportagem do www.merkur.de, a passagem para a Alemanha poderá ficar mais cara no futuro, o que alarma a Associação Federal de Organizações de Consumidores (vzbv). O preço atual de 49 euros do bilhete de transporte local a nível nacional já é considerado demasiado elevado por alguns consumidores. A diretoria da vzbv, Ramona Pop, alertou para um possível aumento de preço, pois isso poderia comprometer a popularidade do ingresso.
A principal defensora do consumidor da Alemanha apelou aos governos federal e estadual para que encontrassem uma solução e mantivessem o preço do bilhete estável pelo menos até ao final de 2025. Ela enfatizou que um bilhete acessível e nacional para autocarros e comboios facilita a mudança de carro e torna atraente a mobilidade amiga do ambiente.
As críticas de Pop dirigem-se também ao facto de o futuro do bilhete de 49 euros já ser incerto, apesar de só ter sido introduzido há cerca de 100 dias. O debate sobre os aumentos de preços é inadequado se o bilhete alemão for um elemento-chave da transição dos transportes.
O financiamento adicional da passagem não está claro no momento. De acordo com a Associação das Empresas de Transporte Alemãs (VDV), o Deutschlandticket foi comprado até onze milhões de vezes desde a sua introdução em 1 de maio. O atual acordo de financiamento estipula que o governo federal e os 16 estados federais fornecerão, cada um, 1,5 mil milhões de euros. O governo federal arcará com custos adicionais este ano. No entanto, ainda não está claro como o financiamento futuro será regulamentado.
Estes possíveis aumentos de preços do Deutschlandticket poderão ter efeitos de grande alcance no mercado e nos consumidores. Um aumento da carga sobre os preços poderia levar a que menos pessoas comprassem o bilhete e, em vez disso, utilizassem outros meios de transporte ou mudassem para automóveis. Isto iria contrariar a desejada transição dos transportes e a promoção de uma mobilidade amiga do ambiente. Além disso, um aumento de preços também poderia afectar a aceitação global do bilhete e tornar o transporte público local menos atraente.
Resta saber como os governos federal e estadual responderão ao apelo do centro de aconselhamento ao consumidor e se encontrarão uma solução para manter estável o preço do Deutschlandticket. O financiamento transparente e a longo prazo do bilhete é importante para criar confiança entre os consumidores e promover a mudança para o transporte público.
Fonte: De acordo com um relatório de www.merkur.de
Leia o artigo fonte em www.merkur.de