Centros de aconselhamento ao consumidor: denunciar violações e tomar medidas legais

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Descubra como os centros de aconselhamento ao consumidor agem contra empresas duvidosas e o que deve ser levado em consideração ao emitir um alerta. Saiba mais agora!

Erfahren Sie, wie Verbraucherzentralen gegen unseriöse Unternehmen vorgehen und was bei einer Abmahnung zu beachten ist. Informieren Sie sich jetzt!
Descubra como os centros de aconselhamento ao consumidor agem contra empresas duvidosas e o que deve ser levado em consideração ao emitir um alerta. Saiba mais agora!

Centros de aconselhamento ao consumidor: denunciar violações e tomar medidas legais

Chamadas publicitárias não solicitadas, ofertas de isca e troca, armadilhas de assinatura ou cláusulas inaceitáveis ​​em contratos – há sempre motivos para reclamar das empresas. Mas você não precisa aceitar isso! Relate violações aos centros de aconselhamento ao consumidor. Eles podem então tomar medidas legais. Os centros de aconselhamento ao consumidor realizam cerca de 1.500 processos contra empresas todos os anos. Os consumidores individuais não estão autorizados a apresentar liminares; isto é feito por associações de consumidores qualificadas, como o centro de aconselhamento ao consumidor. Os centros de aconselhamento ao consumidor podem tomar medidas contra empresas duvidosas que queiram tirar vantagem dos clientes. Em caso de violação, a empresa recebe uma advertência.

Os centros de aconselhamento ao consumidor nos 16 estados federais e a Associação Federal de Consumidores realizam cerca de 1.500 processos por ano contra empresas dos mais diversos setores. Mais de metade são concluídos extrajudicialmente com sucesso porque as empresas apresentam declarações de cessação e desistência. As ações judiciais são movidas em cerca de 20 a 25 por cento dos casos. Como consumidor, não pode apresentar uma injunção na Alemanha se um empresário se comportar de forma anticoncorrencial ou utilizar termos e condições gerais inadmissíveis. No entanto, os interesses dos consumidores são representados por associações de consumidores qualificadas. Isto pode ser feito por centros de aconselhamento ao consumidor, por exemplo.

Se os centros de aconselhamento ao consumidor descobrirem uma violação, enviaremos um aviso à empresa. Solicita-se à empresa que pare com o comportamento ilegal, por exemplo, para parar com as reduções de preços de publicidade. Se a empresa assinar uma declaração de cessação e desistência, o processo será resolvido extrajudicialmente. A empresa compromete-se a impedir o comportamento ilegal emitindo uma declaração de cessação e desistência. A declaração de cessação e desistência é punível por lei - isto significa que a empresa se compromete a pagar uma multa contratual acordada caso viole a declaração. Caso a empresa se recuse a apresentar a declaração de cessação e desistência, a associação de consumidores pode intentar uma ação judicial em seu nome.

Os centros de aconselhamento ao consumidor também podem tomar medidas contra empresas duvidosas que queiram tirar vantagem dos clientes. Se você, como consumidor, denunciar tal violação, deverá documentar o caso cuidadosamente e guardar os documentos. Sem esta informação, um possível aviso está fadado ao fracasso desde o início por falta de provas. Se uma associação de consumidores entrar com uma liminar contra uma empresa, suas reclamações contra o empresário serão suspensas devido às violações. Isso significa que suas reivindicações não podem expirar devido ao término do prazo. As associações de consumidores são, portanto, obrigadas a publicar todas as medidas inibitórias contra as empresas no seu sítio web. Você também é obrigado a fornecer informações sobre o estado atual do procedimento.