Fraude de identificação de vídeo: como se proteger de perdas financeiras
De acordo com um relatório de www.bild.de, Video-Ident é um procedimento online comum usado em vários processos de contas. Infelizmente, os golpistas começaram a explorar esse processo. Segundo o centro de aconselhamento ao consumidor (VZ), eles convencem os usuários a participarem de procedimentos de identificação por vídeo para receberem seu dinheiro. Os fraudadores dizem às vítimas que a identificação por vídeo é necessária para o procedimento posterior com o banco e usam vários motivos para convencê-las. Na realidade, os fraudadores utilizam esta base para solicitar um empréstimo a um banco ou para abrir uma conta pessoal à qual não conseguem aceder. Na maioria dos casos conhecidos, o…

Fraude de identificação de vídeo: como se proteger de perdas financeiras
De acordo com um relatório de www.bild.de,
Video Ident é um procedimento online comum usado em vários processos de conta. Infelizmente, os golpistas começaram a explorar esse processo. Segundo o centro de aconselhamento ao consumidor (VZ), eles convencem os usuários a participarem de procedimentos de identificação por vídeo para receberem seu dinheiro. Os fraudadores dizem às vítimas que a identificação por vídeo é necessária para o procedimento posterior com o banco e usam vários motivos para convencê-las. Na realidade, os fraudadores utilizam esta base para solicitar um empréstimo a um banco ou para abrir uma conta pessoal à qual não conseguem aceder. Na maioria dos casos conhecidos, os fraudadores garantem que os afetados transfiram rapidamente o dinheiro para uma suposta conta na plataforma de negociação. As vítimas não só perdem esse dinheiro, mas também têm de pagar um empréstimo de cinco dígitos.
A VZ também descreve outro caso em que os fraudadores fizeram contato por meio de uma plataforma de namoro e atraíram as vítimas participando de um suposto teste do processo de identificação por vídeo em nome de bancos. Também aqui terminou com um empréstimo avultado que deveria ser transferido para uma conta recentemente criada em seu nome, mas à qual a pessoa em causa não conseguiu aceder.
É importante se proteger desse golpe. Isso inclui não permitir que pessoas ou empresas o convençam a fazer um processo de identificação por vídeo com respostas pré-determinadas, ter cuidado se lhe for dito um produto para o qual você deve fazer o processo de identificação por vídeo durante o processo e ter cuidado se alguém tentar convencê-lo a criar uma conta cujo propósito não seja claro.
Esta fraude tem impacto não só nas vítimas que perdem o seu dinheiro e têm de reembolsar um empréstimo, mas também na confiança nos métodos de verificação de identidade online. É importante que os consumidores estejam cientes desta fraude e tomem as medidas adequadas para se protegerem dela.
Leia o artigo fonte em www.bild.de