Vodafone aumenta preços para clientes fixos - especialistas examinam medidas legais
Muitos clientes da Vodafone receberam correio nas últimas semanas: deverão pagar mais cinco euros pela Internet no futuro. O preço de um contrato com 250 MBit por mês passará de 39,98 euros para 44,98 euros. O grupo confirma que este aumento de preços afecta os clientes existentes de linha fixa, ou seja, clientes DSL e cabo. Os contratos de fibra óptica e telefonia móvel não são afetados pelo aumento de preços. A empresa não forneceu nenhuma informação sobre o número de clientes afetados. A Vodafone justifica o aumento de preços dizendo que a maioria das empresas alemãs aumentaram os seus preços devido à inflação. A Vodafone também teve de ajustar os preços da sua linha fixa devido ao forte aumento dos custos globais. …

Vodafone aumenta preços para clientes fixos - especialistas examinam medidas legais
Muitos clientes da Vodafone receberam correio nas últimas semanas: deverão pagar mais cinco euros pela Internet no futuro. O preço de um contrato com 250 MBit por mês passará de 39,98 euros para 44,98 euros.
O grupo confirma que este aumento de preços afecta os clientes existentes de linha fixa, ou seja, clientes DSL e cabo. Os contratos de fibra óptica e telefonia móvel não são afetados pelo aumento de preços. A empresa não forneceu nenhuma informação sobre o número de clientes afetados.
A Vodafone justifica o aumento de preços dizendo que a maioria das empresas alemãs aumentaram os seus preços devido à inflação. A Vodafone também teve de ajustar os preços da sua linha fixa devido ao forte aumento dos custos globais.
Devido ao aumento de preços, os clientes têm um direito especial de rescisão e podem rescindir o contrato, mesmo para contratos de longo prazo. O período de aviso prévio é de três meses a partir do aumento de preço anunciado. A Vodafone afirma que até agora não cancelaram mais clientes do que o habitual.
A Associação Federal de Organizações de Consumidores (vzbv) está considerando uma ação judicial contra a Vodafone. A associação critica o facto de a Vodafone tentar impor aumentos de preços sem o consentimento dos clientes e considera o aumento ilegal. A vzbv está, portanto, examinando uma ação judicial e gostaria de garantir que os clientes recebam de volta o dinheiro que pagaram a mais e possam continuar navegando pelo preço antigo.
O vzbv já recebeu vários relatórios de clientes afetados e está atualmente examinando-os. Uma ação coletiva poderia então ser movida contra a Vodafone. Os utilizadores da Vodafone afetados podem aderir a este processo sem incorrer em quaisquer custos.
Houve ações judiciais contra aumentos de preços no passado, por exemplo, contra o serviço de streaming de música Spotify. O centro de aconselhamento ao consumidor processou com sucesso e o tribunal regional de Berlim declarou o aumento de preços inadmissível. Também já foram movidas ações judiciais contra fornecedores de eletricidade e outras empresas por aumentos de preços possivelmente ilegais.
Fonte: www.rnd.de
Leia o artigo fonte em www.rnd.de