Tenha cuidado com os corretores de depósitos a prazo: centros de aconselhamento ao consumidor alertam para fraudes
Centro de aconselhamento ao consumidor alerta para fraudes com falsas transações de depósitos a prazo fixo. Descubra como você pode se proteger e como reconhecer ofertas duvidosas. Importante: Verifique os fornecedores na lista BaFin!

Tenha cuidado com os corretores de depósitos a prazo: centros de aconselhamento ao consumidor alertam para fraudes
O centro de aconselhamento ao consumidor alerta para um número crescente de fraudadores que atraem consumidores desavisados com ofertas falsas de depósitos a prazo fixo. Portais da Web e empresas de consultoria afirmam oferecer depósitos lucrativos a prazo fixo que parecem sérios à primeira vista. As condições parecem atraentes, mas não irrealistas, em comparação com instituições financeiras legítimas. Uma oferta de depósito fixo de doze meses com uma taxa de juro acima da média de 4,25 por cento deveria servir como um sinal de alerta.
Os fraudadores fazem isso de maneira inteligente, fornecendo formulários de inscrição enganosamente genuínos ou direcionando os consumidores para abertura de inscrições on-line falsas. No entanto, depois de o dinheiro ter sido transferido para contas que muitas vezes possuem números IBAN estrangeiros, há silêncio no rádio. Os pedidos são ignorados, os dados de acesso não são transmitidos, os pagamentos são atrasados ou nem sequer efetuados.
Para se protegerem de tais métodos fraudulentos, o centro de aconselhamento ao consumidor recomenda que os consumidores consultem a lista BaFin para verificar se os fornecedores e intermediários aí estão registados. Se não houver aprovação, a cooperação deverá ser evitada. É necessário cuidado especial se o endereço comercial for no exterior. Aconselhamos também que verifique atentamente o aviso legal e não confie apenas no site.
É aconselhável usar ofertas estabelecidas de depósitos a prazo fixo de instituições confiáveis, como a Stiftung Warentest. Se tiver alguma dúvida sobre um acordo de depósito a prazo, é aconselhável procurar aconselhamento jurídico ou contactar o centro de aconselhamento ao consumidor para verificar a validade jurídica do contrato.