Cuidado com lojas falsas: fraude na compra de bicicletas online
Cuidado com lojas de bicicletas falsas na Internet! Centro de aconselhamento ao consumidor alerta para ofertas fraudulentas de bicicletas e acessórios. Dicas para reconhecer lojas falsas. Proteja-se contra fraudes! 🚲 #Proteção ao consumidor #LojasFalsas #Bicicletas #Fraude

Cuidado com lojas falsas: fraude na compra de bicicletas online
A primavera chegou, o que significa o início da temporada de ciclismo. Mas os consumidores estão avisados: o centro de aconselhamento ao consumidor de Hamburgo alerta para uma nova fraude, nomeadamente lojas falsas de bicicletas na Internet. Esses varejistas online fraudulentos atraem clientes com ofertas supostamente baratas de bicicletas e e-bikes de alta qualidade, bem como peças de reposição e acessórios, como bolsas para bicicletas, de fabricantes de marcas conhecidas.
Depois de pagar as mercadorias por transferência bancária ou cartão de crédito, alguns compradores ficam amargamente desapontados: as mercadorias encomendadas nunca chegam, os supostos operadores da loja não podem ser encontrados e o dinheiro é perdido. O centro de aconselhamento ao consumidor de Hamburgo classificou vários endereços da Internet como duvidosos, incluindo eradprofi.com, gravelbikede.com, fahrradmeierigm.com e bikeboys-onlineshop.net.
Para identificar lojas de bicicletas falsas, Julia Rehberg, do Centro do Consumidor de Hamburgo, informa que muitas vezes não é suficiente consultar o aviso legal. Muitos sites fornecem endereços plausíveis na Alemanha com números de telefone, números de registro e nomes de diretores administrativos. Antes de fazer um pedido, Rehberg recomenda verificar se a empresa está efetivamente inscrita no registro comercial e ligar para o telefone fornecido.
O Bicycle Press Service (PD-F) também reuniu dicas para reconhecer fraudadores online. Isto inclui a verificação dos preços, do aviso legal, da realização de uma chamada de teste, da verificação do número de registo comercial e dos meios de pagamento oferecidos. O centro de aconselhamento ao consumidor de Hamburgo publica regularmente no seu website os URLs de vendedores online questionáveis e também oferece dicas sobre como identificar lojas falsas, e não apenas de bicicletas.