VZBZ processa Vodafone: aumento de preços é ilegal?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Leia como os consumidores podem ingressar em uma ação coletiva contra a Vodafone para receber dinheiro de volta após aumentos de preços. Junte-se a nós!

Lesen Sie, wie Verbraucher sich einer Sammelklage gegen Vodafone anschließen können, um nach Preiserhöhungen Geld zurückzuerhalten. Machen Sie mit!
Leia como os consumidores podem ingressar em uma ação coletiva contra a Vodafone para receber dinheiro de volta após aumentos de preços. Junte-se a nós!

VZBZ processa Vodafone: aumento de preços é ilegal?

A Associação Federal das Organizações de Consumidores (VZBZ) moveu uma ação coletiva contra a Vodafone e exige que os clientes recebam de volta um aumento de cinco euros no preço dos seus contratos de Internet e telefone. A VZBZ argumenta que a Vodafone aumentou os preços unilateralmente, sem o necessário consentimento dos clientes. Por este motivo, a associação entrou com uma ação no Tribunal Regional Superior de Hamm.

Os clientes da Vodafone têm a oportunidade de aderir à ação coletiva para receber um reembolso direto se o caso for bem-sucedido. O membro do conselho da VZBZ, Ramona Pop, enfatiza que os consumidores poderiam potencialmente receber o dinheiro de volta. Semelhante ao caso da Netflix e do Spotify, onde o VZBZ fez sucesso, aqui também há chance de sucesso.

Os clientes da Vodafone afetados por um aumento de preços de cinco euros são incentivados a aderir ao processo. A ação abrange contratos de internet e telefone celebrados com diversas subsidiárias da Vodafone. No entanto, os contratos de telefonia móvel estão excluídos da ação judicial.

Para aderir à ação coletiva, os clientes da Vodafone devem fornecer faturas e documentos contratuais relevantes para verificar se são elegíveis para reembolso. Assim que os clientes ingressam no registro de ações da Secretaria de Justiça Federal, eles passam oficialmente a fazer parte da ação coletiva.

Atualmente ainda não está claro se a Vodafone terá de conceder um reembolso aos clientes se for bem-sucedido e quanto poderá custar. Com cerca de dez milhões de clientes afetados pelo aumento de preços no ano passado, um reembolso potencial poderia ser de centenas de euros por cliente. Os clientes que tenham enfrentado o aumento de preços desde abril de 2023 poderão receber um reembolso de cinco euros por mês. Além disso, os consumidores também devem ficar atentos à evolução do caso de ação coletiva contra a energética EON para não perder possíveis reembolsos.