Bombas de calor em edifícios antigos: aconselhamento energético dá dicas para aquecimento eficiente e poupança de custos
De acordo com um relatório de www.landkreis-wuerzburg.de, o aconselhamento energético do centro de aconselhamento ao consumidor dissipa mitos sobre a utilização de bombas de calor em edifícios antigos e dá dicas sobre como as bombas de calor também podem ser utilizadas de forma eficiente em edifícios mais antigos. As bombas de calor obtêm o seu calor do ambiente - do ar, do solo ou das águas subterrâneas - e são aquecedores de baixa temperatura que aquecem apenas as superfícies de aquecimento da casa entre 35 e 55 graus Celsius. Isto economiza energia, mas requer superfícies de aquecimento maiores. Ao utilizar bombas de calor em edifícios antigos, é importante procurar o ideal de superfícies de aquecimento maiores e melhor isolamento para utilizar uma bomba de calor de forma eficiente...

Bombas de calor em edifícios antigos: aconselhamento energético dá dicas para aquecimento eficiente e poupança de custos
De acordo com um relatório de www.landkreis-wuerzburg.de Os conselhos energéticos do centro de aconselhamento ao consumidor dissipam mitos sobre a utilização de bombas de calor em edifícios antigos e dão dicas sobre como as bombas de calor também podem ser utilizadas de forma eficiente em edifícios mais antigos.
As bombas de calor obtêm o seu calor do ambiente - do ar, do solo ou das águas subterrâneas - e são aquecedores de baixa temperatura que aquecem apenas as superfícies de aquecimento da casa entre 35 e 55 graus Celsius. Isto economiza energia, mas requer superfícies de aquecimento maiores. Ao utilizar bombas de calor em edifícios antigos, é importante procurar o ideal de superfícies de aquecimento maiores e um melhor isolamento para poder utilizar uma bomba de calor de forma eficiente.
Os custos de uma bomba de calor com instalação variam entre 20.000 e 50.000 euros. Apesar dos custos de aquisição mais elevados, as bombas de calor são subsidiadas pelo Estado até 40%, uma vez que são uma parte importante da transição de aquecimento desejada. Escolher entre um aquecedor a gás e uma bomba de calor pode resultar em poupanças significativas a longo prazo. Segundo Peter Kafke, especialista em energia do centro de aconselhamento ao consumidor, os custos operacionais de um aquecedor a gás podem atingir os 85 mil euros após 15 anos, enquanto a mesma casa com bomba de calor custa apenas 80.500 euros.
A utilização de uma bomba de calor em vez de um aquecedor a gás também reduz significativamente as emissões de CO2. Para uma casa com um consumo anual de 25.000 quilowatts-hora, isto significa uma redução de 5,45 toneladas de CO2 para um aquecedor a gás para 3,6 toneladas de CO2 para uma bomba de calor.
O fator de desempenho anual descreve a eficiência de uma bomba de calor e é um critério importante na decisão. Um fator de desempenho anual de 3 deve ser aplicado pelo menos em edifícios antigos. O aconselhamento energético do centro de aconselhamento ao consumidor oferece aconselhamento abrangente para apoiar os consumidores nas suas decisões.
Isto deixa claro que a bomba de calor é uma tecnologia de aquecimento promissora para edifícios antigos que pode não só ser mais económica, mas também dar um contributo significativo para a protecção do clima.
Leia o artigo original em www.landkreis-wuerzburg.de