Alerta contra instalação espontânea de aquecimento a gás: encargos financeiros devido ao aumento dos preços do CO2
De acordo com um relatório de amp2.wiwo.de, a lei de aquecimento incentivou muitas pessoas a comprar rapidamente um aquecedor a gás. Mas a principal defensora do consumidor na Alemanha, Ramona Pop, alerta contra a instalação espontânea de um aquecedor a gás - especialmente por razões de custo. Ela baseia este alerta no aumento dos preços do gás e do petróleo, que são ainda agravados pelo aumento anual dos preços do CO2. Um aquecedor a gás produz cerca de 200 gramas de CO2 por quilowatt-hora. Com um consumo anual de 10.000 quilowatts-hora, são produzidas cerca de duas toneladas de CO2. A retomada do aumento do preço do CO2 anunciado pelo governo federal para 2024 pode significar que essas emissões se tornem cada vez mais um encargo financeiro. …

Alerta contra instalação espontânea de aquecimento a gás: encargos financeiros devido ao aumento dos preços do CO2
De acordo com um relatório de amp2.wiwo.de, a Lei do Aquecimento incentivou muitas pessoas a comprar rapidamente um aquecedor a gás. Mas a principal defensora do consumidor na Alemanha, Ramona Pop, alerta contra a instalação espontânea de um aquecedor a gás - especialmente por razões de custo. Ela baseia este alerta no aumento dos preços do gás e do petróleo, que são ainda agravados pelo aumento anual dos preços do CO2.
Um aquecedor a gás produz cerca de 200 gramas de CO2 por quilowatt-hora. Com um consumo anual de 10.000 quilowatts-hora, são produzidas cerca de duas toneladas de CO2. A retomada do aumento do preço do CO2 anunciado pelo governo federal para 2024 pode significar que essas emissões se tornem cada vez mais um encargo financeiro. “Só em 2024, o preço de uma tonelada de CO2 deverá aumentar 17 por cento, para 35 euros”, explicou Pop.
Pop também expressou críticas à planejada lei de aquecimento. Na sua opinião, apesar das intensas discussões, ainda não proporciona clareza suficiente aos consumidores e pode, portanto, tornar-se uma armadilha de custos. “A lei do aquecimento não melhorou como resultado do longo debate, os consumidores ainda não têm a clareza necessária. A miscelânea de opções os sobrecarrega”, alertou o chefe do VZBV. “E existe o risco de armadilhas de custos, por exemplo, através da compra rápida de um aquecedor a gás.”
Estes avisos devem ser levados a sério, uma vez que o aumento dos preços do gás e do petróleo e os aumentos dos preços do carbono podem ter um impacto significativo nos encargos financeiros dos consumidores. A aquisição e instalação rápida de um aquecedor a gás pode, portanto, acarretar custos significativos que irão sobrecarregar o seu orçamento familiar a longo prazo. Os consumidores devem, portanto, considerar cuidadosamente se um novo aquecedor a gás é a melhor opção nas condições actuais.
Leia o artigo fonte em amp2.wiwo.de