Por que a Associação Federal de Centros de Atendimento ao Consumidor alerta contra a instalação de aquecimento a gás?
No futuro, pelo menos 65% da energia de aquecimento na Alemanha deverá provir de fontes renováveis. No entanto, ainda não está claro se este prazo será 1º de janeiro de 2024. Neste contexto, a Associação Federal de Centros de Aconselhamento ao Consumidor alerta contra a instalação de aquecimento a gás agora, como explica Denis Schneiderheinze, consultor de energia do Centro de Aconselhamento ao Consumidor da Saxônia. A razão para isto é o aumento do custo do gás devido ao preço do CO2. Ao mesmo tempo, porém, existem alternativas ao aquecimento a gás, como bombas de calor, aquecimento urbano ou sistemas híbridos. Uma bomba de calor é a alternativa mais popular, mas também envolve certos custos e tempo. Existem também outras opções, como aquecimento direto por eletricidade...

Por que a Associação Federal de Centros de Atendimento ao Consumidor alerta contra a instalação de aquecimento a gás?
No futuro, pelo menos 65% da energia de aquecimento na Alemanha deverá provir de fontes renováveis. No entanto, ainda não está claro se este prazo será 1º de janeiro de 2024. Neste contexto, a Associação Federal de Centros de Aconselhamento ao Consumidor alerta contra a instalação de aquecimento a gás agora, como explica Denis Schneiderheinze, consultor de energia do Centro de Aconselhamento ao Consumidor da Saxônia. A razão para isto é o aumento do custo do gás devido ao preço do CO2. Ao mesmo tempo, porém, existem alternativas ao aquecimento a gás, como bombas de calor, aquecimento urbano ou sistemas híbridos.
Uma bomba de calor é a alternativa mais popular, mas também envolve certos custos e tempo. Existem também outras opções, como aquecimento direto por eletricidade ou biomassa.
Em termos de emissões de CO2, o aquecimento com eletricidade ou pellets de madeira é uma boa alternativa. Provavelmente existirão regulamentos que terão isto em conta, especialmente para edifícios existentes.
Para evitar falhas de aquecimento no inverno, a Schneiderheinze recomenda tomar medidas no verão. O aconselhamento energético pode ajudar a esclarecer as diversas opções e custos. O centro de aconselhamento ao consumidor também oferece esse tipo de aconselhamento.
Durante uma consulta energética são verificados vários aspectos, incluindo as necessidades energéticas do edifício e possíveis opções de substituição do sistema de aquecimento.
Uma vez que a nova lei do aquecimento ainda não foi aprovada, Schneiderheinze vê a necessidade de estabelecer regulamentos de financiamento claros para vários sistemas de aquecimento e de criar mais transparência no que diz respeito ao planeamento do aquecimento municipal.
Globalmente, é importante criar um certo nível de segurança de planeamento para os cidadãos, especialmente enquanto a nova lei do aquecimento entrar em vigor. Esses tópicos foram discutidos em entrevista com o consultor de energia Denis Schneiderheinze para o MDR às 4.
De acordo com um relatório de www.mdr.de
Leia o artigo fonte em www.mdr.de