Que efeitos tem o congelamento orçamental nos travões dos preços da electricidade e do gás? Os especialistas financeiros vêem possíveis consequências e questionam os fornecedores de energia.
De acordo com um relatório de www.berliner-zeitung.de, o congelamento orçamental imposto pelo Ministro das Finanças Christian Lindner (FDP) na segunda-feira levanta a questão de qual o impacto que terá nos travões dos preços da electricidade e do gás. O Ministro da Economia, Robert Habeck (Verdes), teme que o governo federal queira encerrar o Fundo de Estabilização Económica (FSM) no final do ano, na sequência da última decisão do Tribunal Constitucional Federal. Isto poderia significar que os freios aos preços da energia para a electricidade, o gás natural e o aquecimento urbano deixariam de ser financiáveis a partir de Janeiro. No entanto, a porta-voz do fornecedor de gás básico de Berlim, Ursula Luchner, dá tudo certo e explica que o congelamento do orçamento não terá impacto nas tarifas do gás. O Grupo Gasag ainda se torna…

Que efeitos tem o congelamento orçamental nos travões dos preços da electricidade e do gás? Os especialistas financeiros vêem possíveis consequências e questionam os fornecedores de energia.
De acordo com um relatório de berliner-zeitung.de,
O congelamento orçamental imposto pelo Ministro das Finanças, Christian Lindner (FDP), na segunda-feira, levanta a questão de qual o impacto que terá nos travões dos preços da electricidade e do gás. O Ministro da Economia, Robert Habeck (Verdes), teme que o governo federal queira encerrar o Fundo de Estabilização Económica (FSM) no final do ano, na sequência da última decisão do Tribunal Constitucional Federal. Isto poderia significar que os freios aos preços da energia para a electricidade, o gás natural e o aquecimento urbano deixariam de ser financiáveis a partir de Janeiro.
No entanto, a porta-voz do fornecedor de gás básico de Berlim, Ursula Luchner, dá tudo certo e explica que o congelamento do orçamento não terá impacto nas tarifas do gás. O Grupo Gasag irá inclusivamente implementar uma nova redução de preços em todas as tarifas do gás a partir de 1 de dezembro de 2023, o que levará a uma nova redução do preço do trabalho. Os preços da electricidade e do aquecimento urbano também poderão permanecer estáveis durante algum tempo, de acordo com o fornecedor básico de Berlim, Vattenfall.
A Berliner Stadtwerke planeia reduzir o preço da mão-de-obra para todos os clientes existentes a partir de 1 de janeiro de 2024, o que poderá levar a uma redução nos custos de eletricidade em até 30 por cento. O Ministério dos Assuntos Económicos está a tentar pagar os limites máximos dos preços da energia para este ano, embora os efeitos a longo prazo do congelamento orçamental no fundo especial WFS ainda não sejam claros.
Globalmente, parece que o impacto do congelamento orçamental sobre os preços da energia em Berlim não será dramático por enquanto. Os consumidores poderiam até beneficiar de reduções de preços, especialmente do gás. No entanto, o impacto a longo prazo no mercado da energia e nos preços no consumidor continua por ver.
O governo federal planeia encerrar o Fundo de Estabilização Económica (FSM) no final do ano, na sequência de uma decisão do Tribunal Constitucional Federal. Isto poderá significar que os limites máximos dos preços da energia para a eletricidade, o gás natural e o aquecimento urbano deixarão de poder ser financiados, o que poderá levar ao aumento dos custos da energia. No entanto, os fornecedores de energia em Berlim estão a dar tudo certo e até a anunciar reduções de preços, especialmente do gás. Os efeitos a longo prazo do congelamento orçamental sobre os preços da energia ainda não são claros, mas a curto prazo a situação parece estar a melhorar para os consumidores em Berlim.
Leia o artigo original em www.berliner-zeitung.de