Quais documentos devem ser guardados? Especialista financeiro dá dicas de armazenamento
De acordo com um relatório de www.kreiszeitung.de, desde certidões de nascimento até recibos de pagamento: nem todos os documentos têm o direito vitalício de existir. Muitas coisas podem ir para o triturador. O centro de aconselhamento ao consumidor aconselha a não eliminação de documentos que forneçam informações sobre filiação, identidade, habilitações profissionais ou académicas ou finanças pessoais. Muitos documentos também são relevantes para parentes, por exemplo, para solicitar uma certidão de óbito. Os documentos médicos também não devem ser perdidos, pois o período de retenção em hospitais ou consultórios termina após 10 anos. O testamento é a única exceção ao armazenamento de documentos importantes, pois geralmente é apresentado no tribunal de sucessões ou no tribunal distrital. Esses documentos devem…

Quais documentos devem ser guardados? Especialista financeiro dá dicas de armazenamento
De acordo com um relatório de www.kreiszeitung.de,
Das certidões de nascimento aos recibos de pagamento: nem todos os documentos têm o direito vitalício de existir. Muitas coisas podem ir para o triturador. O centro de aconselhamento ao consumidor aconselha a não eliminação de documentos que forneçam informações sobre filiação, identidade, habilitações profissionais ou académicas ou finanças pessoais. Muitos documentos também são relevantes para parentes, por exemplo, para solicitar uma certidão de óbito. Os documentos médicos também não devem ser perdidos, pois o período de retenção em hospitais ou consultórios termina após 10 anos. O testamento é a única exceção ao armazenamento de documentos importantes, pois geralmente é apresentado no tribunal de sucessões ou no tribunal distrital.
Estes documentos devem ser guardados com urgência:
– Certidão de nascimento
– Investimentos como ações, títulos ou contas de poupança
– Documentos de identificação válidos, como carteira de identidade ou passaporte
– Certidão de casamento ou papéis de divórcio
– Contratos de compra para compras maiores, por ex. Por exemplo carros, relógios etc.
– Documentos de empréstimo e extratos de registro predial de imóveis
– Testamento vital e documentos médicos
– Cartão da Segurança Social
– Documentos sobre estadias em clínicas, lares de crianças ou prisões
– Notificações de execução e sentenças judiciais
– Certificados de escola ou estudos, certificados de estágio ou referências de trabalho
Documentos como contratos de trabalho, relatórios de segurança social e comprovativos de períodos de desemprego também devem ser retidos, pois podem ser relevantes para o cálculo dos direitos à pensão. Faturas, recibos, contratos de venda, documentos de garantia e recibos de pagamento de comerciantes têm períodos de retenção diferentes dependendo de sua validade. Geralmente variam entre um e seis anos. Você deve guardar documentos fiscais ou outros documentos que possam ser importantes para a administração fiscal por pelo menos quatro anos, às vezes até dez anos. O período de retenção começa no final do ano civil em que a fatura correspondente foi emitida ou o contrato foi assinado.
Documentos importantes não devem simplesmente ir para o lixo, pois isso pode ter consequências graves. Para destruir com segurança informações confidenciais no papel, é melhor destruí-las. Os dados pessoais podem tornar-se ilegíveis e protegidos contra utilização indevida. Uma nova ferramenta Schufa agora pode fornecer informações sobre se alguém já foi vítima de roubo de dados. Além disso, é aconselhável fazer cópias de segurança dos documentos mais importantes em caso de emergência e mantê-los à mão numa pasta de documentos.
Leia o artigo original em www.kreiszeitung.de