Como a procura de um bónus climático afecta os consumidores - Um especialista financeiro analisa os desenvolvimentos actuais.
De acordo com um relatório de www.new-facts.eu, a Associação Federal de Organizações de Consumidores (VBZB) exigiu que cada cidadão recebesse um reembolso climático de 139 euros. O VBZB argumenta que a receita do governo proveniente do preço do CO2 foi mais do dobro da ajuda direta e foi arrecadado um total de 11,4 mil milhões de euros. Eles exigem que esta renda seja agora devolvida aos consumidores. No entanto, o governo vê a exigência do VBZB de forma crítica. O Ministério dos Assuntos Económicos explica que a receita adicional proveniente do preço do CO2 já fluiu para o fundo climático e de transformação e, portanto, chegou também aos cidadãos...

Como a procura de um bónus climático afecta os consumidores - Um especialista financeiro analisa os desenvolvimentos actuais.
De acordo com um relatório de www.new-facts.eu, a Associação Federal das Organizações de Consumidores (VBZB) exigiu que cada cidadão recebesse um reembolso climático de 139 euros. O VBZB argumenta que a receita do governo proveniente do preço do CO2 foi mais do dobro da ajuda direta e foi arrecadado um total de 11,4 mil milhões de euros. Eles exigem que esta renda seja agora devolvida aos consumidores.
No entanto, o governo vê a exigência do VBZB de forma crítica. O Ministério dos Assuntos Económicos explica que o rendimento adicional proveniente do preço do CO2 já fluiu para o fundo para o clima e a transformação e, portanto, também chegou aos cidadãos, por exemplo através de programas de financiamento para renovações de edifícios, substituição de aquecimento, aconselhamento energético ou financiamento de automóveis eléctricos. Além disso, o preço do CO2 não foi aumentado este ano como previsto, a fim de aliviar o fardo que recai sobre as pessoas. Não está previsto um pagamento direto de um bónus climático num futuro próximo, como deixaram claro as declarações do Ministro das Finanças, Christian Lindner (FDP) e do Ministro da Economia, Robert Habeck (Verdes).
A introdução do dinheiro climático está, portanto, ainda pendente, uma vez que os partidos do governo poderão abordar a questão após as próximas eleições federais. A discussão sobre o reembolso climático continuará, portanto, no futuro.
Atualmente não é previsível um impacto direto deste requisito no mercado ou nos consumidores, uma vez que o governo não planeia implementá-lo num futuro próximo. No entanto, se fosse implementado um dinheiro climático de 139 euros por pessoa, isso poderia potencialmente levar a um alívio financeiro adicional para os consumidores e aumentar a procura de produtos e serviços amigos do clima. Isto poderia levar a uma recuperação no mercado de tecnologias e serviços ecológicos. No entanto, resta saber se e quando tal medida será realmente implementada.
Leia o artigo fonte em www.new-facts.eu