Mudanças na lei de responsabilidade civil automóvel: especialista financeiro explica os efeitos nas máquinas agrícolas
Depois de as alterações à lei de responsabilidade automóvel decididas pelo Bundestag, que também afetam as máquinas agrícolas, não terem sido aprovadas no Bundesrat na passada sexta-feira (2 de fevereiro), existe agora a possibilidade de convocar o Comité de Mediação para negociar um compromisso. A lei pretende implementar uma diretiva da UE sobre seguro de responsabilidade civil para veículos e, a partir de 1 de janeiro de 2025, introduzir seguro obrigatório para a utilização de máquinas automotoras e empilhadores não licenciados com uma velocidade máxima relacionada com o projeto de até 20 quilómetros por hora. O pré-requisito é que as máquinas sejam conduzidas em vias públicas, a menos que os danos causados pelo uso já estejam cobertos por um seguro de responsabilidade civil empresarial. Até agora estes foram…

Mudanças na lei de responsabilidade civil automóvel: especialista financeiro explica os efeitos nas máquinas agrícolas
Análise e implicações
O seguro obrigatório previsto para máquinas automotoras pode ter um impacto significativo na agricultura e na indústria de máquinas. Por um lado, o seguro obrigatório acarreta custos adicionais para os agricultores que já estão sob pressão financeira. Isto poderia levar a um aumento no custo da produção agrícola, o que por sua vez poderia afectar os preços para os consumidores.
Por outro lado, os fabricantes de máquinas de trabalho autopropulsadas e de empilhadores com uma velocidade máxima projetada de até 20 quilómetros por hora poderão registar um declínio na procura dos seus produtos, uma vez que os agricultores poderão adquirir menos máquinas para evitar custos adicionais de seguro. Isto, por sua vez, afetaria as vendas dos fabricantes.
O compromisso alcançado no Comité de Conciliação poderia mitigar o impacto, limitando o seguro obrigatório a certas categorias de máquinas de trabalho ou proporcionando alívio financeiro aos agricultores. No entanto, resta saber qual solução será encontrada e como ela impactará o mercado, os consumidores e a indústria de máquinas.
De acordo com um relatório de www.agrarheute.com
Leia o artigo fonte em www.agrarheute.com