Previsões alarmantes: as taxas de cuidados de enfermagem ameaçam aumentar no próximo ano!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O seguro de cuidados de enfermagem na Alemanha enfrenta desafios financeiros. As previsões mostram contribuições e défices crescentes.

Previsões alarmantes: as taxas de cuidados de enfermagem ameaçam aumentar no próximo ano!

A situação financeira do seguro legal de cuidados de enfermagem na Alemanha está a tornar-se cada vez mais crítica. De acordo com um relatório actual do DAK-Gesundheit, prevê-se um défice de 1,65 mil milhões de euros para 2025, enquanto se espera um aumento do défice para 3,5 mil milhões de euros para 2026. Tendo em conta estes desenvolvimentos, será necessário um aumento de contribuição de pelo menos 0,3 pontos na taxa de contribuição se não forem disponibilizados novos recursos financeiros. A taxa de contribuição para membros do fundo com um filho é atualmente de 3,6% do rendimento bruto. O CEO do DAK, Andreas Storm, apela a medidas imediatas para evitar novos aumentos de prémios, enquanto o DAK é mais crítico em relação à situação financeira do seguro de cuidados de longa duração do que a Associação Nacional de Fundos Estatutários de Seguro de Saúde, que prevê um défice de apenas 0,5 mil milhões de euros. O seguro de cuidados de enfermagem já estava na defensiva em 2024, com uma perda de 1,54 mil milhões de euros.

A evolução actual mostra que o número de pessoas que necessitam de cuidados aumentará dramaticamente nas próximas décadas. Estima-se que este número poderá aumentar para 6,8 a 7,6 milhões até 2055. Para contrariar os custos crescentes, o relatório de cuidados da DAK mostrou que quase 80 por cento da população vê a necessidade de reforma nos cuidados geriátricos. Isto é apoiado por especialistas como a economista Veronika Grimm, que recomenda cortes de benefícios e franquias mais elevadas para pacientes de cuidados.

Efeitos no seguro de cuidados de enfermagem

As seguradoras de saúde já alertam para uma “crise existencial” no seguro legal de cuidados de enfermagem, como relata Doris Pfeiffer, chefe da associação guarda-chuva das seguradoras legais de saúde (GKV). Esta crise resulta dos aumentos de preços e do número crescente de beneficiários de benefícios. O aumento da contribuição no início de 2025 em 0,2 pontos percentuais deverá gerar um rendimento anual adicional de 3,7 mil milhões de euros, mas espera-se uma perda de 300 milhões de euros para 2025. Os especialistas prevêem que o seguro de cuidados de enfermagem gastará mais de 70 mil milhões de euros pela primeira vez em 2025.

Além disso, os pagamentos para aqueles que necessitam de cuidados aumentaram 4,5 por cento, enquanto os fundos do seguro de cuidados cobrem cada vez mais os custos, a fim de mitigar os custos directos para aqueles que necessitam de cuidados. Vários partidos políticos propuseram diferentes abordagens para melhorar a situação. O SPD quer limitar as contribuições pessoais para cuidados em lares de idosos a 1.000 euros, enquanto a União propõe recursos fiscais e seguros complementares de cuidados de enfermagem acessíveis. O FDP pretende uma componente financiada e os Verdes querem financiar benefícios não relacionados com seguros através do Estado. A AfD também quer fundir os seguros de saúde e de enfermagem.

Reações e debates políticos

A Fundação Alemã para a Proteção do Paciente critica duramente os políticos pela atual crise financeira no seguro de cuidados de longo prazo. O membro do conselho, Eugen Brysch, explica que a segurança social perde quase seis mil milhões de euros todos os anos devido a várias medidas. Tendo em conta os défices iminentes, ele, tal como outros intervenientes, apela a que a contribuição pessoal seja limitada a 1.000 euros por mês. O Ministro da Saúde, Karl Lauterbach (SPD), procurou uma grande reforma financeira, mas esta ainda não foi implementada. Estas diferentes abordagens sublinham a necessidade urgente de reforma para que o futuro do seguro de cuidados de longa duração possa ser garantido.

Os desafios e os estrangulamentos financeiros do seguro de cuidados de longa duração lançam uma sombra sobre a qualidade dos cuidados prestados às pessoas afetadas e exigem soluções o mais rapidamente possível para garantir cuidados sustentáveis ​​nos cuidados geriátricos.

Para mais informações consulte Mercúrio e notícias diárias.