Evitando sobretaxas de idade no seguro automóvel: dicas para idosos
Com esse truque inteligente, os aposentados podem economizar muito dinheiro em seguro automóvel. Descubra como você pode evitar sobretaxas de idade e reduzir custos em até 50%. #seguro de carro #aposentados #economizando dinheiro #trocar de seguro

Evitando sobretaxas de idade no seguro automóvel: dicas para idosos
Os idosos que contratam seguro automóvel muitas vezes precisam cavar mais fundo no bolso do que os motoristas mais jovens. Isso ocorre porque a idade é levada em consideração na definição das tarifas e, estatisticamente falando, os motoristas mais velhos têm maior probabilidade de causar acidentes. De acordo com a Associação Geral de Seguradoras (GDV), os idosos geralmente estão envolvidos em mais acidentes automobilísticos do que os motoristas de meia-idade, o que leva a prêmios de seguro mais elevados.
De acordo com a Stiftung Warentest, uma pessoa média de 80 anos paga cerca de duas vezes mais pelo seguro automóvel do que uma pessoa de 55 anos. Mesmo os condutores com 65 anos têm de pagar prémios 16% mais elevados em comparação com os condutores dez anos mais jovens, conforme relatado pela Verivox. As companhias de seguros defendem estas diferenças etárias nas taxas dizendo que se baseiam em dados estatísticos e não constituem discriminação.
No entanto, existem maneiras pelas quais os idosos podem evitar os custos adicionais. Os especialistas recomendam verificar o seguro do seu próprio veículo e, se necessário, mudar para um fornecedor mais barato. Outra opção é segurar o carro de uma criança como segundo carro, o que pode economizar até 50% nos custos de seguro. Se esta opção não for possível, os seniores devem pelo menos verificar os quilómetros percorridos por ano e ajustá-los se necessário, a fim de receberem potenciais descontos através de uma classe de não sinistro mais elevada e, assim, reduzirem os prémios.